SPS celebra o mês do orgulho com uma semana de programação especial

24 de junho de 2022 - 14:00 # # # # #

Ascom SPS

A Semana da Diversidade Sexual do Ceará faz uma homenagem ao professor Luiz Palhano Loiola, que foi assassinado por crime de homofobia, em 2008, em Crateús.

No mês do Orgulho é preciso celebrar tudo que a população LGBT+ vem conquistando, desde a retificação da documentação até a criminalização da LGBTfobia. Para celebrar estas conquistas e fortalecer esta luta, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, a partir da próxima segunda-feira (27), a Semana da Diversidade Sexual do Ceará, que leva o nome do professor Luiz Palhano Loiola, assassinado por crime de homofobia, em 2008, em Crateús.

A programação em alusão ao Dia internacional do Orgulho LGBT+, celebrado no dia 28 de junho, traz ações tanto em Fortaleza, quanto nos Vapt Vupt de Juazeiro do Norte e Sobral. Narciso Júnior, coordenador de politicas para LGBT da SPS, destaca a ação “Orgulho e Cidadania”, que acontecerá na Praça do Ferreira, na próxima terça-feira (28), das 9h às 17h.

“Teremos diversos serviços de cidadania para o público LGBT+. Vamos levar à praça do Ferreira, o Caminhão do Cidadão; a Unidade Móvel de Enfrentamento a Violência contra a Mulher e a Unidade Móvel do Centro de Referência sobre Drogas que, juntos, irão promover serviços de emissão da 2ª via do RG com o Nome Social e demais serviços da unidade; além de atendimento psicossocial e jurídico; serviços de enfermagem e redução de danos, além da feira empreendedora LGBT+, que vai colorir a praça com peças produzidas por pessoas LGBT+”, destaca Narciso.

 

O coordenador lembra que é preciso ter orgulho de existir em um País que insiste em invisibilizar a população LGBT+. “No Ceará temos andado na contramão da LGBTfobia com a garantia do tripé da Cidadania LGBT através da Coordenadoria Estadual LGBT, do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues e do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT”, pontua o gestor.

A titular da SPS, Onélia Santana, ressalta que a semana faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, por meio da Lei 14.820/2010. “Precisamos celebrar as conquistas e o orgulho da população LGBT+, para assim fortalecer a luta deste segmento e reafirmar que o Ceará é de todes”, frisa a secretária.

A Semana da Diversidade Luis Palhano Loiola traz também ciclos de palestras com temas sobre a diversidade que acontecerão em diversos espaços, inclusive nos Vapt Vupt de Juazeiro do Norte e Sobral. Já na próxima quinta-feira, 30, acontecerá a exibição do documentário Transversais, na Unidade Prisional Irmã Imelda, às 9h30. O filme traz a história de cinco pessoas trans, seus medos, desafios, conquistas e a importância da família no processo de afirmação de suas identidades.

Programação

Semana Luiz Palhano Loiola (27 junho a 02 de Julho)

27/06

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho

Horário: 9h

Local: UAPS Anastácia Magalhães/ R. Delmiro de Farias, 1670, Bairro: Rodolfo Teófilo

28/06

Ação – Orgulho e Cidadania

Horário: 9h às 17h

Local: Praça do Ferreira

Serviços Ofertados: Caminhão do Cidadão: 2ª via do RG com o Nome Social e demais serviços da unidade; Balcão da Cidadania LGBT+ com Atendimento psicossocial e jurídico; Unidade Móvel de Enfrentamento a Violência contra a Mulher: Atendimento Psicossocial para Mulheres Lésbicas, Bissexuais e Travestis e Transexuais; Unidade Móvel do Centro de Referência sobre Drogas: Serviços de enfermagem, redução de danos, psicologia e serviço social e Feira Empreendedora LGBT+

Webnar Respeite Meu Orgulho

Horário: 15h às 17h

Transmissão realizada através do canal SPS Ceará no youtube

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho

Horário: 9h30

Local: Unidade Vapt Vupt de Juazeiro do Norte/ R. Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro

29/06

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho

Horário: 9h30

Local: Unidade Vapt Vupt de Messejana/ R. Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 –

30/06

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho
Horário: 9h30
Local: Unidade Vapt Vupt de Sobral / R. Cel. José Silvestre, 201 – Centro

Cine Debate LGBT+: Exibição do documentário Transversais
Horário: 9h30
Local: Unidade Prisional Irmã Imelda

Ações em Sobral de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres LBT Vitimas de Violência Domestica no Ônibus Lilas
Horário: 9h30
Local: Centro de Sobral

01/07

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho
Horário: 9h30
Local: Unidade Vapt Vupt do Antônio Bezerra/ R. Demétrio Menezes, 3751

02/07

Casamento Coletivo LGBT
Horário: 16h
Local: Teatro São José/ R. Rufino de Alencar, 299-327 – Centro