Governadora Izolda Cela autoriza início de obras de esgotamento sanitário para dez bairros de Fortaleza

27 de junho de 2022 - 20:07 # # # # #

Daniel Herculano - Comunicação Institucional Texto
Thiago Gaspar e Carlos Gibaja Fotos

Mais de 170 mil moradores dos bairros Itaperi, Serrinha, Dias Macedo, Boa Vista, Passaré, Parque Dois Irmãos, Mondubim, Dendê, Jardim Cearense e Maraponga terão melhores condições de saneamento básico num futuro breve. Isso porque a governadora Izolda Cela e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinaram nesta segunda-feira (27) a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário desses dez bairros de Fortaleza.

A governadora ressaltou a importância e o tamanho dessa obra para dez bairros de Fortaleza. “Uma obra grande, que amplia em quase 10% o percentual de cobertura de saneamento da Capital cearense. Um grande investimento que traz saúde e dignidade para as pessoas, além da repercussão importantíssima ao meio ambiente, porque nós só vamos realmente ser responsáveis por esse ambiente que nós vivemos com medidas como essa”, pontuou e complementou. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, pois o nosso compromisso, o compromisso do Governo do Estado é com as aquelas realizações que trazem benefícios para a vida das pessoas, e estamos aqui cumprindo um compromisso que fizemos quando entregamos o Parque Dom Aloísio Lorscheider”, finalizou.

As obras contam com investimentos na ordem dos R$ 255 milhões e beneficiarão diretamente cerca de 172 mil moradores dos bairros. Essa ampliação será realizada ao longo de 40 meses, sendo concluída em 2025.

As ações para esses dez bairros integram uma série de intervenções na bacia do Rio Cocó, que no cálculo geral têm atendimento potencial de 1.230.936 unidades habitacionais. “Temos aqui uma obra muito relevante para o município de Fortaleza, com a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário da Cidade, que vai beneficiar uma população estimada em 172 mil pessoas. É uma obra complementar de diversas outras que já estamos executando dentro de Fortaleza. Ao término delas, vamos atingir 73% em cobertura de esgotamento sanitário. Um ponto importante nessas obras: todas são na bacia do Cocó”, listou Neuri Freitas. Na Capital, a Cagece também está atuando em melhorias nos bairros Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Parque Manibura, Sapiranga, Eng. Luciano Cavalcante, Jangurussu, Cajazeiras, Barroso, Conjunto Palmeiras, Planalto Palmeiras, Aeroporto, Itaoca, Montese, Parangaba, Vila Manoel Sátiro, Vila Pery, Mata Galinha, Castelão e Edson Queiroz.

Qualidade de vida

As intervenções fazem parte de uma série de obras que estão sendo realizadas para a universalização do saneamento básico no Ceará.

Para o senhor Luís Abreu a assinatura da ordem de serviço representa um dia de muita felicidade. “Olha, vou te contar, pode ter esse transtorno aqui agora na porta da minha casa, mas essa obra será uma alegria para a gente. E a gente fica muito satisfeito com o trabalho do Governo do Estado, olha essa praça também (Parque Dom Aloísio Lorscheider) onde antes era um presídio (IPPOO), aqui defronte a minha casa. Antes era horrível, agora melhorou muito nossa qualidade vida, e vai melhorar mais, com essas obras da Cagece vai ficar tudo 100%”, disse o morador do Itaperi.

Obra

Os serviços autorizados consistem na implantação de 229 mil metros de rede coletora de esgoto, 41 mil ligações prediais, 14 mil ligações intradomicialiares (preparação do imóvel para se interligar à rede), construção de três estações elevatórias de esgoto, além de 10 mil metros de emissários, linhas de recalque, coletores e interceptores. Será construída, ainda, uma estação de tratamento com vazão inicial de 564,2 l/s, podendo ter sua capacidade aumentada para 900 l/s a fim de atender bacias adjacentes.

Autoridades presentes

Estiveram presentes o secretário das Cidades, Marcos Cals; o secretário da Regional 8, Mosiah Torgan, representando o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e os vereadores Pedro França, Fabio Rubens, Moura Taxista, Nêga do Henrique Jorge, e a suplente Sônia Guerra.