HRVJ ultrapassa 100 procedimentos de hemodinâmica e zera fila de espera na região

27 de junho de 2022 - 14:16 # # # # # # # #

Munique Freitas - Ascom HRVJ - Texto e Foto

Ao todo, foram realizados 107 procedimentos, sendo 18 angioplastias, em 89 pacientes

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), ultrapassou a marca de cem procedimentos de hemodinâmica. O quantitativo foi alcançado em menos de 40 dias de funcionamento do serviço. Ao todo, foram realizados 107 procedimentos, sendo 18 angioplastias, em 89 pacientes.

O Centro de Imagem do HRVJ apresenta alta densidade tecnológica, além de uma equipe médica e de Enfermagem especializada em Cardiologia Intervencionista. A partir desta terça-feira (28), um novo serviço da área será oferecido a pacientes já agendados: o de ressonância magnética.

A hemodinâmica funciona, atualmente, três vezes por semana e já contemplou moradores de 15 municípios da região do Vale do Jaguaribe. A assistência caminha para contribuir no suporte da atenção cardiológica de outras regiões, que, por vezes, contavam apenas com o referenciamento para Fortaleza.

Segundo Thais Guerra Gomes, enfermeira especialista em Cardiopneumologia, a realização desses procedimentos só ocorre devido à articulação de diversos setores da instituição. “O resultado dessa parceria é selado com o apoio do núcleo gestor, que diariamente permanece próximo e à disposição para novos desafios e metas”, diz.

Cumprindo seu cronograma de abertura, o HRVJ encontra- se em funcionamento com dez leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 acomodações de Clínica Médica, tendo, neste período, internado mais 600 pacientes. O hospital também oferta serviços de Ambulatório, Cardiologia, Anestesiologia, Tomografia, além de exames de raio-x, ecocardiograma, eletrocardiograma e hemodiálise.
Fila de espera zerada

De acordo com o diretor-geral do equipamento, Bergson Moura, a fila de espera para procedimentos na região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste foi zerada. O hospital agora atende pacientes de todo o território do Sertão Central e Inhamuns, estendendo a assistência para além da região inicial de referência, numa tentativa de desafogar as filas nos hospitais da Capital. “Os procedimentos de hemodinâmica cardiológica têm oferecido mais que serviço especializado, eles oferecem tempo de vida aos cidadãos cearenses”, pontua.