Em cerimônia marcada por muita emoção, governadora Izolda Cela dá posse a 490 novos policiais civis

28 de junho de 2022 - 18:04 # # # # # #

Morgana Cruz - Ascom PCCE Texto
Carlos Gibaja e Thiago Gaspar Fotos

A emoção dos empossados e dos seus familiares foi o ponto alto da solenidade, realizada na tarde desta terça-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, em que 490 novos policiais civis tomaram posse e passaram a integrar os quadros da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). O evento foi presidido pela governadora Izolda Cela, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira.

O reforço da PCCE é composto por 390 inspetores e 100 escrivães, que foram nomeados na última quinta-feira (23). Os servidores atuarão nas delegacias do interior e capital do Estado, onde contribuirão com o fortalecimento da Polícia Judiciária, o que possibilitará celeridade nas investigações e na ampliação do atendimento à população. Dos 490 novos policiais, 162 são mulheres, o que representa 33% do novo efetivo.

A governadora Izolda Cela comentou a importância dos novos servidores e do trabalho integrado com as demais forças de segurança. “Compartilho desta alegria e reforço a felicidade de receber estes novos policiais civis. Hoje, eu quero destacar sobre o excelente trabalho integrado entre as forças de segurança, é um trabalho com resultados super positivos. Desejo boa sorte na nova missão que a partir de hoje vocês passam a exercer”, disse.

O delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira, ressaltou a importância da chegada destes novos servidores. “Hoje, recepcionamos homens e mulheres comprometidos e dedicados. Uma equipe que agregará e fortalecerá ainda mais a Polícia Judiciária. Eu sempre digo que a melhor arma da Polícia Civil é o servidor que ama o que faz e que se compromete com o seu trabalho”, pontuou Sérgio Pereira. Ele destacou ainda a concorrência do concurso até chegar nos novos 490 servidores. “Quero parabenizar a todos os novos policiais civis. É um dia que marca a vida de todos nós. São 490 novos profissionais capacitados. Mais de 100 mil pessoas queriam estar onde vocês estão. Eu com vocês, vou pra qualquer lugar. Sei que vocês são profissionais que irão honrar a nossa instituição. A sociedade nos aguarda, mas os criminosos também, porque vamos combater a criminalidade. Nosso objetivo sempre foi e será promover a Justiça”, frisou.

Polícia Civil de cara nova

“Prometo observar e fazer observar rigorosa obediência às leis”. Foram essas as primeiras palavras citadas no juramento dos novos policiais civis. Quem esteve à frente deste discurso foi a nova inspetora, natural de Pernambuco, Sonyelle Lima. Como mulher negra, Sonyelle passou no primeiro concurso público já com as regras de 20% das vagas reservadas para a cota racial. Foram 98 mil candidatos inscritos. Esse número é o maior da história em inscritos para concursos da área da segurança pública do Estado.

Sonyelle, agora nova inspetora da PC-CE, contou sobre a emoção de representar a cota racial aprovada no concurso público da Polícia Civil. “Eu como mulher negra, representando mais de 50% da população brasileira, vindo de outro Estado, me sinto honrada em ter sido aprovada no primeiro concurso com cota da Polícia Civil do Ceará”. A empossada garante honrar o compromisso com a Segurança Pública e com a sociedade cearense, bem como ser motivo de orgulho da família e do filho. “É uma realização pessoal para mim, eu sou mãe e quero que meu filho se identifique e fale com orgulho que a mãe é policial”, contou emocionada.

Quem também falou da realização de um sonho que é de ser um policial civil foi o novo escrivão, Miguel Ângelo, que discursou em nome dos novos policiais. “A Polícia Civil é o verdadeiro braço da justiça criminal estadual, e aqui estou com muita vontade de somar, trabalhar, aprender e me aperfeiçoar cada vez mais para proteger a sociedade”.

Miguel Ângelo, aprovado em terceiro lugar, conta que estudou por cerca de dois anos até atingir seu objetivo. “Após aprovação, fomos submetidos a prova de objetivas, discursivas. Foi um concurso dificílimo, com um acentuado grau de exigência intelectual. Fizemos testes de aptidão física e passamos por três meses de um curso de formação intenso e riquíssimo também, onde aprendemos muito e agora iremos aplicar o conhecimento”, finalizou ele.

Os investimentos

Desde 2015, tomaram posse 1.714 novos policiais civis – sendo 247 delegados, 528 escrivães e 939 inspetores. O número representa 43% do efetivo atual, que com a chegada dos novos policiais, passa a contar com 3.958 servidores. Em quase sete anos, o Governo já ampliou o efetivo com mais de 15 mil profissionais de segurança pública, considerando os policiais militares, civis e penais, além de bombeiros militares e profissionais da Perícia Forense e Sistema Socioeducativo.

Quem destacou os números e a importância dos investimentos seja em servidores, armamentos e tecnologia de ponta, foi o secretário da SSPDS, Sandro Caron. “Fazer os investimentos corretos é um desafio. Tivemos esse concurso, a aquisição de armamentos de qualidade, fardamentos e ainda tivemos a valorização dos homens e mulheres, que são vocês. Nada é mais importante do que os homens e mulheres, que combatem o crime e promovem a justiça. Nenhuma tecnologia e armamento de ponta substitui o trabalho de qualidade, e eu sei que vocês reforçarão esse trabalho. Lembrem-se, além da hierarquia, o trabalho integrado é fundamental. Na segurança, ou todos ganham, ou todos perdem. Só com essa união vamos combater a criminalidade. E finalizo dizendo: bandido vai ter que sair do Ceará, porque agora chegou um reforço de excelência”, disse o secretário.

Formação

Antes da nomeação e posse, os policiais civis passaram pelo curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). O curso foi voltado para a habilitação dos novos inspetores e escrivães que reforçarão a Polícia Judiciária do Governo do Ceará.

No total, foram 728 horas/aula. A capacitação contou com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: técnicas operacionais; tiro policial; defesa policial; condução veicular operacional; técnicas de entrevista; sistemas de informação policial aplicados à prática cartorária; armas e munições letais e menos letais e equipamentos; introdução à investigação policial; direitos humanos e atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis; dentre outras disciplinas. Os novos policiais civis também participaram de atividades complementares com seminários e palestras.