Peixamento 2022/2023 prevê repovoamento de 1.200 açudes públicos de todo o Ceará com 7 milhões de alevinos

28 de junho de 2022 - 18:41 # # # # #

Erivelton M. Celedônio - Ascom SDA

Nesta terça-feira (28), o Governo do Ceará realizou a entrega dos primeiros 100 mil alevinos do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2022/2023 para todo o Estado. A ação foi celebrada durante solenidade no reservatório Beira Açude, no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, que na ocasião contou com a presença dos secretários executivos da SDA, Carlos Bezerra (Desenvolvimento Agrário) e Thiago Sá Ponte (Pesca), do prefeito municipal Bruno Figueiredo e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

Executada pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar da SDA (Copea/SDA), a ação visa a reposição dos estoques pesqueiros dos açudes públicos do Estado, com o aproveitamento das águas represadas nos açudes, aumentando a produção pesqueira extrativista, gerando alimento de alto valor nutritivo, além de possibilitar a geração de renda e oportunidades de trabalho, para todos que dependem da pesca.

“O projeto Peixamento 2022/2023 contemplará a marca dos 7 milhões de alevinos a serem distribuídos, sendo 6 milhões de alevinos de tilápia e 1 milhão de alevinos de outras espécies entre carpa comum, curimatã e tambaqui. Estas espécies de peixes são consideradas tradicionais no gosto popular”, destacou o secretário Thiago Sá Ponte.

Até meados de março do próximo ano devem ser assistidos 13 mil pescadores artesanais continentais e cerca de 70 mil famílias que vivem nas proximidades dos maiores reservatórios do Estado. “Queremos levar o peixamento a todo território cearense, nos 1.200 reservatórios públicos mais significativos, dentre estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira”, ressaltou o secretário Carlos Bezerra.

O investimento do Governo do Ceará será de R$ 1.500.000,00 e a estimativa de produção é de 1.645 toneladas de peixes/ano, oriundos da pesca extrativista, gerando uma renda estimada de R$ 12.337.500 dentro do estado do Ceará.

Somente no município de Pacajus vão ser beneficiadas diretamente 220 famílias e 60 pescadores artesanais da região com o repovoamento de 100 mil alevinos. Alegria para o Faguim, pescador artesanal, atual vice-prefeito do município. “Nós sabemos da importância desse projeto, do quanto isso causa impacto positivo e a gente pede aos nossos companheiros pescadores o respeito ao prazo de três meses para que esses peixes possam crescer e se reproduzir para povoarem mais ainda esse lugar rico em bioma e diversidade”, comentou o vice-prefeito.

Prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas em participar do Programa de Peixamento podem fazer o pedido através de uma solicitação junto à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) informando seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email.