Governadora Izolda Cela entrega à população de Sobral a urbanização do Parque José Euclides

30 de junho de 2022 - 22:14 # # # # #

Daniel Herculano - Comunicação Institucional Texto
Thiago Gaspar e Carlos Gibaja Fotos

A governadora Izolda Cela inaugurou nesta quinta-feira (30), em Sobral, o novo Parque José Euclides, um investimento de R$ 5 milhões em ações de urbanização. Na solenidade, foi recebida pelo prefeito, Ivo Gomes, e pela população sobralense, além de secretários estaduais e outras lideranças.

“Aqui tem tudo de bom que a gente deseja para um espaço para a comunidade poder conviver, brincar, fazer esporte, ter lazer, uma convivência saudável e pacífica. Além disso, arborizado. Vai ficar florido e isso depende também muitíssimo da parceria, da presença e do engajamento da comunidade, que tem uma responsabilidade muito grande na conservação para ele ficar cada vez mais lindo”, declarou a governadora Izolda Cela.

Com uma área total de 32 mil m², a requalificação da área tem proposta significativa para lazer, esporte, cultura e segurança para o entorno.

Dentre outros espaços construídos, o Parque José Euclides tem praça da terceira idade, brinquedopraça, mirante, ciclovia, academia ao ar livre, bicicletário, campo de futebol, quadra de areia, playground e pista de skate.

“A melhor segurança é aquela de um espaço iluminado, com área de lazer, de esporte, de convivência, com as pessoas ocupando os espaços públicos, cidadãs e cidadãs, suas famílias, suas crianças, seus jovens curtindo o parque. Mas a gente conta também com a presença dos agentes de segurança pública, que têm a tarefa de ajudar a defender a ordem pública, a integridade das pessoas, e é com eles que eu conto para que nós possamos ter esse espaço aqui bem ocupado e cuidado, de forma pacífica, de forma alegre e que possa servir a todas as gerações de Sobral”, frisou Izolda Cela.

No local, totalmente repaginado, foi promovida a recuperação ambiental da área ao redor da lagoa, contribuindo para a manutenção do patrimônio natural e a melhoria das condições de vida da população envolvida, visando promover um crescimento socioeconômico ambientalmente sustentável.

“Juntando todas as alegrias de quem está aqui, juntando todas as alegrias de quem mora neste bairro, neste momento não dá a minha alegria. Aqui é um lugar que é importante por si só, e ainda mais pelos que moram no seu entorno. Pelos idosos, adultos, jovens, crianças, que agora vão ocupar um lugar bonito, claro, arejado, arborizado, com equipamentos de esporte. É uma grande área de lazer para o bairro mais populoso de Sobral, e que traz o nome do meu pai. Ele foi o primeiro prefeito que estabeleceu pessoas aqui, e quis o destino que eu fosse prefeito a entregar este Parque. Que o povo de Sobral se orgulhe deste espaço tanto quanto eu me orgulho”, ressaltou o prefeito Ivo Gomes, em referência ao pai e ex-prefeito de Sobral que dá nome ao parque.

A intervenção também compreendeu os serviços de dragagem e drenagem da área da lagoa, construção de muros de arrimo, de equipamentos urbanísticos, instalações hidráulicas e elétricas, pavimentações em vias públicas e terraplenagem na área da lagoa, entre outros serviços. O novo equipamento também conta com ciclovia e iluminação em LED.

“Onde tem luz, esporte e lazer sempre haverá menos crime. Reforço aqui o compromisso da Polícia Militar, da Polícia Civil, e das forças de segurança de garantir a segurança, a tranquilidade e a paz para que todos vocês possam aproveitar este parque, ter o seu lazer, praticar o seu esporte”, atestou o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron.

A requalificação do espaço, garantindo estrutura de urbanização adequada, beneficia diretamente o bairro José Euclides. As intervenções foram realizadas por meio de parceria entre a Secretaria das Cidades e a Prefeitura Municipal de Sobral, com interveniência técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Foram realizadas em três vertentes: áreas verdes, áreas do sistema viário e área protegida.

Sonho realizado

Para a Maria Érica Rodrigues, o novo parque é um sonho que se realiza. “Eu e meu esposo, João Batista, temos dois filhos, a pequena Lívia Mirele e o João Henrique, e essa praça era tudo o que a gente sonhava. Agora é realidade. A gente mora aqui pertinho e meus filhos merecem um espaço como esse. É gratificante, sabe? Porque antigamente, para ter um espaço assim, tinha que ir lá para o Centro. Agora está ao nosso lado. Olhai aí, as crianças já estão correndo, brincando aqui, num ambiente para toda a família, com segurança e vários equipamentos, tem até brinquedopraça”, agradeceu.