Governadora Izolda Cela inaugura em Quixadá 19º Centro Cearense de Idiomas e nova estação de tratamento de água

30 de junho de 2022 - 16:11 # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
Tiago Stille Fotos

A governadora Izolda Cela entregou, nesta quinta-feira (30), dois equipamentos importantes para o desenvolvimento de Quixadá no que diz respeito a educação e acesso a água: o Centro Cearense de Idiomas (CCI) e a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), respectivamente. A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Jucineide Fernandes; do secretário executivo de saneamento da Secretaria das CIdades, Paulo Lustosa; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; e do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, entre outras autoridades.

Izolda Cela destacou que proporcionar o conhecimento de uma segunda língua é fundamental para a ampliação dos horizontes da população cearense. “Inglês e Espanhol são dois dos idiomas mais difundidos no mundo, e o aprendizado deles representa não apenas um aumento nas chances de ingresso no mercado profissional, mas também, o contato com novas culturas e saberes. Queremos que os nossos alunos tenham, cada vez mais, a condição de concluir a educação básica bem preparados para seguir com seus projetos de vida”.

Sobre a ETA, a governadora Izolda Cela frisou: “Proporcionar garantia hídrica para a população é algo que nos causa muita alegria. Água é vida, saúde e sustento. É base para a tranquilidade das famílias, e também dos produtores”.

Em sua fala, o secretário Paulo Lustosa destacou o cuidado global com os cearenses como uma marca de Izolda Cela. “Estamos aqui comemorando saúde, porque água de qualidade é saúde, e educação. E isso tem sido a essência deste projeto de governo: olhar para o povo de uma maneira integrada”.

CCI

O CCI disponibiliza 500 vagas para os cursos de inglês e espanhol, de forma gratuita, favorecendo o acesso de estudantes da rede pública estadual a mais oportunidades acadêmicas e profissionais.

Gisele Lima é aluna da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Cavalcante Costa, em Quixadá, e desde os 11 anos sonhava em aprender inglês, mas não tinha condição de pagar por um curso particular. “No entanto, hoje a realidade é diferente. Através da iniciativa do Governo do Ceará em oferecer uma educação complementar, estamos tendo a oportunidade de estudar um novo idioma, de forma gratuita e com um diferencial: a qualidade não apenas no ensino, mas na estrutura física, fardamento, equipamento e material pedagógico”, avalia a estudante.

O CCI de Quixadá contou com investimento de R$ 380 mil, oriundos do Tesouro Estadual, para reforma, equipamentos e mobiliário.

A matrícula para os centros é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Cada escola tem um número disponível de vagas para a unidade que está situada na regional (Fortaleza) ou no município sede (Interior). Também há vagas em cada CCI para os docentes. Nesse caso, os cursos caracterizam-se como formação continuada. Na unidade, há uma turma de Inglês e outra de Espanhol para professores, representando 50 vagas do total ofertado.

Jucineide Fernandes apontou que o CCI se soma a outras iniciativas importantes que a Seduc vem realizando nos últimos anos, em prol da melhoria da qualidade da educação cearense. “Citamos, por exemplo, as políticas de expansão do tempo integral, de educação profissional e de melhoria dos espaços físicos das escolas. É isso que garante mais oportunidades para os nossos jovens. Estamos muito felizes em entregar mais esse equipamento, que, com certeza, irá fazer a diferença na formação dos alunos da rede estadual”.

Os cursos no Centro são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. São três anos de curso, distribuídos em seis semestres de aulas.

Ednaldo Santana, diretor do CCI de Quixadá, enfatizou que o Ceará consolidou-se como referência na educação pública. “Os CCIs nascem como complemento à política de formação integral do jovem cearense, sendo um instrumento de democratização do ensino, por meio da ampliação da jornada escolar e do fortalecimento do currículo do Ensino Médio da rede estadual”.

Com a unidade de Quixadá, a juventude cearense tem agora 19 centros de idiomas, distribuídos nos municípios de Fortaleza (Shopping Benfica, Shopping Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu e Conjunto Ceará), Camocim, Caucaia, Crateús, Horizonte, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Russas, Baturité e Aracati.

“Lutamos por uma educação melhor, por uma cidade melhor, e estamos tendo a felicidade de conseguir avanços extraordinários”, salientou o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira.

ETA

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Quixadá contou com R$ 8,3 milhões em investimentos para beneficiar 98 mil moradores. A nova ETA vai dobrar a capacidade e aprimorar o tratamento de água no município. A estação foi projetada com capacidade nominal de tratamento de 360 litros de água por segundo e vislumbra um horizonte de 20 anos.

“A estação vai trazer um benefício muito grande para a população de Quixadá, que vai dar muito mais qualidade de vida aos moradores. É uma ETA moderna, que vai entregar água de qualidade e que já está em pleno funcionamento”, detalhou o presidente da Cagece, Neuri Freitas.

O equipamento utiliza a tecnologia de Ciclo Completo (CC), que possibilita a utilização da filtração direta durante os períodos de estiagem.

Os serviços contaram com a construção de unidade de mistura rápida; unidade de floculação; unidade de sedimentação; unidade de filtração; estação de tratamento de resíduos sólidos gerados constituída por leitos drenantes; unidades auxiliares formadas por casa de química e laboratório e unidade de sistema de cloração.

A ETA vai utilizar as unidades auxiliares de tratamento já existentes no local, como casa de bombas, reservatório apoiado, reservatório elevado e estação elevatória de água tratada, por exemplo. As obras fazem parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para a universalização dos serviços de abastecimento de água no Ceará.