“O Casamento da Chapeuzinho”: Espetáculo infantil celebra os 20 anos da Cia. Teatral Acontece em curta temporada no TJA

30 de junho de 2022 - 16:59 # # # # #

Ascom TJA Texto
,span>Teatro Morro do Ouro Foto

Com direção de Almeida Júnior, a montagem será apresentada aos sábados e domingos de julho (dias 2, 3, 9 e 10), às 17h, no Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA)

A Cia. Teatral Acontece, dirigida por Almeida Júnior, celebra 20 anos de atividades com a estreia do espetáculo infantil “O Casamento da Chapeuzinho” em curta temporada nos dias 2, 3, 9 e 10 de julho (sábados), sempre às 17h, no Teatro Morro do Ouro/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (TJA).

Em 2004, Almeida Júnior escreveu o infantil para comemorar os dois anos do grupo. O espetáculo fala da realização dos sonhos pela força do pensamento e a adoção de mudanças em comportamentos e atitudes. A montagem também aborda o quanto a era da comunicação, viabilizada pela internet, ajuda e às vezes atrapalha justamente ao que se propõe: a comunicação entre os seres humanos.

O surgimento do trabalho tem uma história de sacrifício. Faltavam duas semanas para o espetáculo estrear e o idealizador do projeto, Almeida Júnior, não tinha verba para figurinos, cenografia, maquiagem, material gráfico, entre outras coisas necessárias a uma produção. Decidido, vendeu sua casa para realizar seu sonho. Após duas semanas de correria intensa para execução da preparação, o espetáculo estreou em 16 de julho de 2004.

Em 2020, o espetáculo foi remontado e estreou em março, mas a temporada foi interrompida pelo decreto estadual, que instituiu o lockdown. Durante os dois anos de pandemia, atores deixaram o projeto por conta das incertezas sanitárias, buscando outros rumos em suas vidas.

Com uma parte de elenco originário pré-lockdown juntamente com novos integrantes, o desejo ardente de ir à cena prevaleceu. E, mesmo diante de todas as dificuldades que assolaram os artistas, mesmo sem apoio financeiro, com a entrega da sede da Cia. Teatral Acontece, que faliu durante a pandemia do Covid-19, mesmo com tudo isso o grupo conseguiu driblar o pessimismo e todos os obstáculos.

Esse é o enredo da trama: Uma vez adulta, Chapeuzinho cansada de ver as princesas dos contos de fada todas com príncipe e ela sozinha, sente uma enorme solidão, e resolve comunicar sua avó que irá para o mundo dos humanos para conseguir seu pretendente, sua vozinha então dar um computador a ela de presente que irá guiá-la nessa nova aventura.

Porém, o Lobo Mau descobre os planos dela e resolve convocar toda a legião do mau composto por Cuca do sítio do Pica pau Amarelo e Bruxilda presidenta do Sindicato das Bruxas dos contos de fada para atrapalhar os planos e ainda se aliam ao computador e televisão, juntos eles resolvem criar um príncipe todo desengonçado para enganar a boba da Chapeuzinho.

Além de tudo isso, ela encontrará no mundo dos humanos e da comunicação uma certa frieza e percebe que ninguém se comunica mais, e pensa até em desistir de seu sonho, mas será que ela desistirá do seu grande objetivo? Se quiser saber, é só vir conferir!

Texto e direção são de Almeida Júnior, tendo a orientação de figurinos de Felício da Silva. O elenco tem as participações de Aparecida Pereira, Cintia Paula, Jean Carvalho, Kleunny Alves, Pedro Dias, Renata Borges e Socorro Santos.

Serviço

Espetáculo infantil “O Casamento da Chapeuzinho”, da Cia. Teatral Acontece
Data: dias 2, 3, 9 e 10 de julho, sempre às 17h
Local: Teatro Morro do Ouro/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua 24 de Maio, 600 – Centro)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Vendas antecipadas (meia para todos): chave PIX (85) 99864-9805 – confirmar pelo telefone (85) 9 8865 8687
Vendas no dia: bilheteria do TJA, a partir das 14h
Classificação: Livre

* É obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses para pessoas com 12 anos ou mais), acompanhado de documento oficial com foto; o uso de máscaras de proteção é recomendado nos espaços fechados do equipamento.