Escola estadual responsável pela educação em prisões na Região Metropolitana de Fortaleza inaugura nova sede

6 de outubro de 2022 - 16:47 # # # #

Ascom SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária participa da inauguração da sede própria da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. A escola é a primeira do Ceará designada para atender, exclusivamente, à demanda de educação nas unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza.

O estabelecimento de ensino faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e tem como objetivo coordenar as ações pedagógicas, administrativas e financeiras desenvolvidas no contexto de escolarização no sistema penitenciário cearense, com oferta em diferentes níveis de ensino da educação básica, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A oferta educacional acontece em 13 unidades prisionais, localizadas nos municípios de Itaitinga, Aquiraz, Pacatuba e Caucaia. O corpo docente é formado por 71 professores, com 2.797 internos estudando, distribuídos em 132 turmas entre alfabetização, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio. Além da escolarização, a escola é responsável por 11.552 internos inscritos no projeto de remição de pena pela leitura, Livro Aberto.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, parabeniza a conquista. “Esse momento é de gratidão e gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Toda a equipe envolvida, desde os professores aos policiais penais não estão só transformando pessoas, mas estão salvando vidas. Escola é exemplo, escola é espelho. Poucos lugares no país possuem uma escola própria dentro do sistema penitenciário. O Ceará é um estado dedicado, organizado e que acredita na educação como uma forma concreta de mudança da realidade dessas pessoas. E é isso que nós continuaremos a fazer, acreditando e trabalhando para alcançar o maior número de internos”, afirma.

A secretária da educação do Governo do Estado do Ceará, Eliana Estrela, considera a inauguração da sede um marco histórico. “Desde quando o secretário Mauro chegou na gestão ele enxerga a educação como um fator de transformação. Eu costumo dizer que a escola é lugar de sonhos. Esse é o nosso papel, como educadores, dar condições para essas pessoas realizarem seus sonhos. É por meio da educação que se transforma e se constrói. O conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente. Nossa missão é ajudar, oferecer oportunidade e dar esperança de uma vida mais digna e feliz”, disse.

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, ressalta a importância da nova sede. “A EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider possui o maior volume de matrículas de internos nas unidades prisionais. Nada mais justo do que um local próprio para o corpo docente de ensino. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto onde a educação só avança como um caminho de novas oportunidades de ressocialização. Essa nova estrutura também irá auxiliar e proporcionar maior conforto aos advogados, familiares e defensores para as declarações de remição de pena”, atenta.

A diretora da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Sirlândia Dantas, se emociona ao falar da sede. “O ano de 2022 ficará registrado na memória da escola. A inauguração da sede é sinônimo do momento mais desejado e aguardado por todos os que fazem parte da primeira escola de educação em prisões do Ceará. Agradeço a cada um que contribuiu na luta incansável por esta sede e por sempre nos darem as mãos nessa missão”, conclui.