Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza lançamentos de diversos títulos em outubro

7 de outubro de 2022 - 12:13 # # # #

Ascom Secult

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro (28/10), a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza lançamentos de diversos títulos. Com entrada gratuita, os lançamentos acontecem presencialmente, no alpendre da Bece. Confira a programação abaixo:

Livro “Política e Literatura de Cordel” de Alberto Perdigão

No dia 13 de outubro, às 18h, o escritor e jornalista, Alberto Perdigão, lança o livro “Política e Literatura de Cordel”. O livro é uma coletânea de doze artigos sobre o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica. É o resultado de uma pesquisa realizada pelo jornalista Alberto Perdigão durante cinco anos, entre 2016 e 2021. Em 320 páginas, a obra traz uma discussão teórica inovadora. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, falecido em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021). O prefácio é da presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Paola Torres.

Livro “Sou de ferro, mas sangro vermelho” de Milena Bandeira

Na tentativa de mostrar uma mulher completamente em carne viva, despida dessa couraça da qual normalmente ela se reveste, a escritora, Milena Bandeira, lança no no dia 20 de outubro, às 18h, o livro “Sou de ferro, mas sangro vermelho”. Na publicação “o estereótipo exaltado e alardeado de “mulher guerreira” é desmistificado, ao passo que é paradoxalmente reforçado. como eu disse, contraditório. porque mostra, sim, essa mulher dura, forjada na dor, mas também a mulher que sangra, que pulsa e que é capaz de sentir de-com-força”, afirma Milena.

Livro “Desaforismos” de Ayla Andrade

Já no dia 27 de outubro, às 18h, Ayla Andrade lança o livro “Desaforismos”. Na publicação, a escritora e assistente social, brinca com as mais diversas situações do cotidiano, com leveza e humor, numa simbiose entre a forma consagrada e popular dos aforismos e as ilustrações, pequenas joias, que compõem o conjunto. O lançamento acontece, excepcionalmente, no espaço Multiuso da Bece e conta com a mediação de Fernanda Meireles.

Especial Mês das Crianças na Bece

Em alusão ao Mês das Crianças, a Bece traz lançamentos de livros infantis aos domingos. Confira:

A professora e pedagoga, Roberta Sena, lança o livro “Lillo e o seu maior tesouro”, no dia 9 de outubro, a partir das 15h. A publicação conta a história de Lillo, um garotinho muito esperto e inteligente, que mora com a mãe Moah em uma casa humilde e repleta de encantos. Lá, ele vive suas incansáveis brincadeiras. Todas as manhãs, ele brinca de colher conchinhas nas espumas formadas pelas ondas do mar; porém, Lillo aventureiro busca colher o máximo de conchas que consegue encontrar, assim, ele vai imaginando uma verdadeira caça ao tesouro!

No dia 16 de outubro, às 15h, os autores Frederico Brito e Thais Evangelista, celebram o lançamento de “Anabela, uma ovelhinha que se achava muito bela”. O livro aborda as temáticas do perdão, inteligência emocional e empatia voltada para o público infantil (de 6 a 10 anos). A história é a continuação da obra “Deolinda, Uma cabritinha muito especial” e conta com os traços do ilustrador Miguel Silva, além de reflexões sobre a cultura do cancelamento de forma lúdica e com frases rimadas. Anabela, nesse sentido, nos possibilita compreender que, mesmo após um erro cometido, é possível revermos nossas atitudes e evoluir em nossas ações e sentimentos.

A escritora Marilena Barbosa De Oliveira lança no dia 23 de outubro, às 15h, o livro “Bingo, o aventureiro”. Destinado a crianças na faixa etária escolar, mais precisamente de 8 a 9 anos, a história é baseada em vivências da autora e de sua família. Bingo é a personificação do cachorro que viveu com eles por um longo período da sua vida. “O livro busca retratar a importância da adoção de animais abandonados. E mostra para crianças que devemos ter responsabilidades sobre os bichinhos que nós criamos, os cuidados diários, mas de uma forma leve e lúdica”, ressalta Marilena.

Serviço:

Lançamentos de Livros na Bece

Local: Programações presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Praia de Iracema)

Programação completa no site da Bece