Núcleo da Pefoce da região Sertão dos Crateús comemora um ano

7 de outubro de 2022 - 10:00 # # # #

Ascom Pefoce - Texto e foto

O Núcleo de Perícia Forense da Região Sertão dos Crateús completa, nesta sexta-feira (7), um ano de atuação. Com a nova estrutura da Pefoce na região foram realizadas mais de 1.210 perícias nos 13 municípios atendidos pelo núcleo. Atuando diariamente, as quatro coordenadorias da Perícia Forense – Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) – trabalham no suporte direto das investigações e prestação de serviço à população com a emissão de carteiras de identidade.

O núcleo atende mais de 359 mil habitantes dos municípios de Ararendá, Crateús, Croatá, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Monsenhor Tabosa e Tamboril. Perícias em locais de crime, lesão corporal, exame de custódia para prisão em flagrante, crime sexual, crime contra o patrimônio, ocorrências de trânsito, entre outras, são as perícias realizadas pelo núcleo.

Nesse primeiro ano de atuação na prestação de serviços aos cidadãos, o núcleo conseguiu ampliar significativamente o aporte para as emissões de carteira de identidade civil, através da CIHPB. Com a implementação do núcleo os municípios de Ararendá e Independência também foram beneficiados.

Interiorização da Pefoce

Além dos serviços prestados à população e suprimentos nas investigações, a instalação de um núcleo da Pefoce nessa região do Estado representa, principalmente, a interiorização e fortalecimento da segurança pública no interior do Ceará. O equipamento também traz mais economia uma vez que as equipes fazem um menor deslocamento para atender as cidades do interior, o que traz mais agilidade para coletar as provas dos crimes, realização de perícias médicas para vítimas e exames para prisões em flagrante. Antes da instalação da Pefoce Sertões de Crateús, as demandas eram atendidas pelos núcleos de Canindé e Tauá.