Complexo do Pecém apresenta HUB de Hidrogénio Verde nos Estados Unidos

10 de outubro de 2022 - 11:57 # # # #

Ascom Complexo do Pecém

Um dos eventos mais importantes do mundo sobre Hidrogênio, o Hydrogen Americas Summit 2022, que reunirá autoridades, investidores e grandes players globais entre os dias 10 e 11 de outubro, em Washington, capital do Estados Unidos, conta com a presença confirmada do Complexo do Pecém (CIPP S.A.), que estará com um estande e alguns de seus executivos nos dois dias de feira.

Única empresa brasileira com estande no evento, o Complexo do Pecém levará ao Hydrogen Americas Summit 2022 a diretora executiva comercial, Duna Uribe, e o diretor executivo de Engenharia, Fábio Abreu, que apresentarão ao mercado internacional o HUB de Hidrogênio Verde. A iniciativa tem atraído diversas empresas interessadas em instalar no Pecém, mais especificamente na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado do Ceará, plantas para a produção e distribuição deste que é considerado o combustível do futuro.

Até o momento, o HUB de Hidrogênio Verde do Pecém já conta com 22 Memorandos de Entendimento (MoU) assinados, todos com o objetivo de produzir e exportar o Hidrogênio Verde. Dois desses Memorandos já evoluíram para pré-contratos, sendo o último deles assinado com a multinacional norte-americana AES, em setembro deste ano. O acordo prevê a instalação de uma planta de produção e comercialização de H2V e derivados na ZPE Ceará.

Em junho deste ano, o Complexo do Pecém já havia assinado um pré-contrato com a multinacional australiana Fortescue Metals Group, líder global na indústria de minério de ferro. As datas para o início dos trabalhos de instalação são variadas, mas o Pecém projeta iniciar a produção do Hidrogênio Verde em 2025, atingindo o volume de 1,3 milhão de toneladas em 2030.

Sobre o Complexo do Pecém

 

Fruto de uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã – o maior e principal porto da Europa, o Complexo do Pecém é um espaço de impulsionamento da economia local, pois promove desenvolvimento industrial, econômico e social. Com mais de 19 mil hectares de área, o Complexo do Pecém possui infraestrutura robusta, localização geográfica privilegiada e desponta também como a casa do Hidrogênio Verde (H2V) no Brasil, uma vez que abriga os primeiros projetos da área no país.

O Complexo do Pecém é composto por três grandes frentes: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial, que em 2021 movimentou mais de 22 milhões de toneladas; e ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil e que possui uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos.