Experiência exitosa em hanseníase: iniciativa do Centro de Convivência Antônio Diogo recebe menção honrosa do Ministério da Saúde

10 de outubro de 2022 - 11:12 # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto

O projeto é o único do Ceará a ganhar o reconhecimento

O Grupo Coração de Jesus: Espaço de Afeto e Integração Social, iniciativa que integra as atividades no Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD), em Redenção, foi contemplado com menção honrosa no Edital de Mapeamento de Experiência Exitosas em Hanseníase, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS). O projeto é o único do Ceará a ganhar o reconhecimento, que ficou entre as mais bem avaliadas iniciativas. O equipamento é o mais antigo da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O Grupo concorreu com estados que contam com alto número de casos (hiperendêmicos) e foi classificado entre as 47 experiências realizadas na atenção primária e secundária à saúde, das cinco regiões do Brasil. O resultado foi divulgado via ofício do MS, enviado à unidade no dia 19 de setembro de 2022.

“Essa menção honrosa foi uma surpresa muito grande para nós e fortalece nosso trabalho”, destaca o diretor-geral do CCAD, Francisco de Assis Guedes. “Essa premiação foi muito importante, mas nosso trabalho continua para alcançarmos e impactarmos mais gente”, completa.

Integração social

O Grupo Coração de Jesus é uma iniciativa que promove o fortalecimento dos vínculos e integração social. O projeto começou suas atividades em 2019 e já impactou mais de 80 pessoas desde seu início. Hoje, atende um grupo de 25 pessoas que são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar.

O projeto tem como base uma metodologia dividida em quatro eixos: Arte, Gerontomotricidade, Socioeducativo e Resgate das Experiências Vividas.

O primeiro é uma abordagem que permite que os pacientes manifestem, por meio de expressões artísticas, seus sentimentos não verbalizados. O segundo eixo busca a manutenção e a melhoria das capacidades funcionais dos pacientes.

Na metodologia Socioeducativa, são abordados temas como autocuidado, prevenção e promoção da saúde. Já no Resgate de Experiências Vividas, um espaço de ressignificação de memórias. “É preciso imaginar que estas pessoas que convivem no Centro de Reabilitação têm uma história e, muitas vezes, ela pode ser cheia de dor, mas também de muita alegria”, reforça Assis.

De acordo com o gestor, cada eixo foi definido a partir de um planejamento e conforme o perfil das pessoas que compõem o grupo. “Precisamos entender que as pessoas que estão aqui residem há muitos anos no CCAD. Temos pacientes que chegaram com sete, oito anos de idade e que, ainda hoje, estão na instituição. Pacientes que atualmente têm acima de 80 anos, ou seja, temos vários olhares, bagagens individuais que precisam ser levadas em conta”.

Centro de Convivência Antônio Diogo, em Redenção, guarda a evolução do tratamento contra hanseníase no Ceará

O resultado das experiências selecionadas foi divulgado em setembro deste ano. A análise foi feita por pesquisadores, sociedade civil organizada, profissionais de saúde e pessoas especialistas em hanseníase.

Leia também: Ceará é o primeiro estado brasileiro a utilizar testes rápidos para a detecção de hanseníase

O Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase foi lançado em maio pela pasta federal, por meio da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGDE/DCCI/SVS) e teve como objetivo cartografar iniciativas de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à hanseníase.