Governo do Ceará anuncia novo concurso público para a Polícia Militar com 1 mil vagas

10 de outubro de 2022 - 13:57 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja Fotos

Direcionado para o cargo de soldado, as inscrições do certame serão realizadas no fim de outubro.

 

Mais segurança para os cearenses. A governadora Izolda Cela anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), através das redes sociais, o lançamento de edital de mais um concurso público para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), desta vez com 1 mil vagas destinadas ao cargo de soldado. A prova objetiva do certame está prevista para ocorrer na segunda quinzena de janeiro de 2023. Já as inscrições têm início ainda neste mês de outubro.

“Essa é mais uma ação voltada para o fortalecimento da segurança pública, com a entrada de mais gente para fortalecer os serviços. Pois só podemos expandir as boas ações da segurança tendo bons profissionais”, destacou a governadora. Izolda Cela relembrou que, desde 2015, já houve reforço de cerca 20 mil profissionais de segurança pública.

O edital será a publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira. O processo seletivo será composto por cinco fases: provas objetivas (intelectual), exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

“[Estamos] investindo em contratação, valorização e capacitação de profissionais. Estamos concluindo a formação de cerca de 2.400 soldados, tivemos recentemente o ingresso de 500 policiais civis e de mais de 200 integrantes da Perícia Forense. Tivemos o ingresso de oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros e tivemos também, recentemente, a nomeação da maior turma de oficiais da PMCE e agora mais esse concurso”, detalhou o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron.

Com o intuito de garantir o direito a diversidade na área da segurança pública do Estado, das 1.000 vagas ofertadas de forma imediata, 15% delas serão destinadas às mulheres e 20% a candidatos negros ou pardos, conforme conforme a Lei Estadual nº 17.432.

“O concurso vai permitir, ao sistema de segurança pública do Estado, a abertura de novas bases do CPRaio, do Copac, reforço do Cotar, do Bepi muito importante nas áreas rurais, e o reforço do policiamento ostensivo geral no Ceará”, reforçou Caron.

Os aprovados serão admitidos na PMCE como Alunos Soldados, e serão promovidos a Soldado após concluírem o Curso de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A remuneração inicial é de R$ 4.983,30.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan) foi escolhido como a banca organizadora do novo concurso e dentre outros requisitos para a investidura no cargo é exigida a idade mínima de 18 anos no ato de inscrição e até 30 anos incompletos.

“Muitos jovens estão esperando esse momento ansiosos, e isso vai proporcionar a PMCE engrossar as fileiras da corporação e também para que projetos sejam postos em prática, fortalecendo a Polícia Militar e contribuir assim com a diminuição dos índices de criminalidade e com o aumento da sensação de segurança real para o povo cearense”, pontuou o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.