“Papo Saúde ESP” discute risco de reintrodução da poliomielite no Brasil

10 de outubro de 2022 - 14:57 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Raiane Ferreira - Arte gráfica

A suspeita de uma possível detecção do vírus da poliomielite em uma criança no estado do Pará, na última quinta-feira (6), acendeu o alerta sobre a doença, registrada pela última vez no Brasil em 1989. Embora o Ministério da Saúde (MS) tenha descartado o caso, a baixa vacinação preocupa as autoridades públicas. Segundo dados do governo federal, o índice de aplicação do imunobiológico já chegou a 95% em 2015 e decaiu para preocupantes 63,34% até esta segunda-feira (10). No Ceará, o índice é maior: 77,4%,

Leia também: Poliomielite: da erradicação da doença no Brasil à prevenção contínua

O Centro de Inteligência em Saúde do Ceará (Cisec) publica há alguns meses boletim que mostra uma possível expansão do número de casos de poliomielite nos territórios cearense e brasileiro. O Estado não possui casos confirmados. A equipe do Cisec toma como referência os registros de alertas mundiais para a enfermidade observados em países do continente africano desde fevereiro deste ano.

Para refletir sobre os riscos do reaparecimento da doença, conhecida como paralisia infantil, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza uma edição do Papo Saúde ESP sobre o assunto.

Após as restrições do período eleitoral, a transmissão ao vivo retorna nesta terça-feira (11), a partir das 19h30, no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara). Participam do bate-papo a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, Sarah Mendes D’Angelo, e a doutora em Epidemiologia Jocileide Campos. A mediação será feita pela gerente de Extensão em Saúde da autarquia, Luciana Rocha.

Durante a conversa, as profissionais discutirão sobre os riscos de um possível retorno dos casos de poliomielite no Brasil, o que se deve saber a respeito da doença e suas especificidades, qual a importância do reforço das campanhas de vacinação nesse atual contexto e como a rede pública de saúde cearense tem se organizado diante do cenário. Perguntas poderão ser feitas durante a live.

Ações

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, chama a atenção para a importância de mobilizar esforços para intensificar as estratégias de vacinação no País, além de pensar na implementação de medidas efetivas de comunicação que combatam a desinformação junto à sociedade.

“As baixas coberturas vacinais colocam em risco a saúde individual da criança, além de um risco coletivo potencial, com retorno de doenças que já haviam sido controladas. Reverter a queda na cobertura vacinal na população infantil exigirá conhecer a real dimensão do problema e suas causas”, destaca.

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa vem trabalhando em algumas frentes, como na elaboração de notas de alerta sobre a ameaça da reintrodução da poliomielite no Brasil, no monitoramento dos municípios por meio da matriz de risco com metodologia da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em campanhas de vacinação e programação de webinars temáticos – com início previsto para a próxima semana.

Poliomielite

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite pode ser prevenida pela vacinação durante a infância. A doença infectocontagiosa viral aguda é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em aproximadamente 1% das infecções causadas pelo poliovírus. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada. São suscetíveis de contrair a doença todas as pessoas não imunizadas. Por isso, a vacinação é a principal estratégia no seu enfrentamento.

Conforme calendário, o esquema de vacinação contra a poliomielite corresponde a três doses – administradas aos dois, quatro e seis meses de idade – e a dois reforços, administrados aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Serviço

Papo Saúde ESP
Tema: Poliomielite: quais os riscos de retorno da doença no Brasil?
Quando: terça-feira (11), às 19h30

Convidadas:
Sarah Mendes – Secretária Executiva de Vigilância em Saúde da Sesa
Jocileide Campos – Doutora em Epidemiologia

Acompanhe a transmissão no perfil da ESP/CE no Instagram