Crianças recebem brinquedos confeccionados por internos

13 de outubro de 2022 - 11:35 # # # #

Ascom SAP - Texto e fotos

Em um ato de solidariedade, a Secretaria da Administração Penitenciária realizou, na última terça-feira (11), a doação de brinquedos para as crianças atendidas pela Associação Peter Pan em alusão ao Dia das Crianças.

Além dos brinquedos arrecadados por doações, alguns itens entregues foram produzidos dentro do sistema prisional por internos da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) do projeto “Entre grades e cores”. Também foram confeccionados brinquedos na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (UP-Sobreira Amorim) do projeto “Arte em Cadeia”.

Na ocasião, foram entregues brinquedos como carrinhos, bonecos, bonecas de pano, jogos educativos, telas, dentre outros. As crianças também tiveram a oportunidade de brincar e tirar fotos com os animais de segurança que fazem parte do Núcleo de Operações com Cães.

O evento contou com a participação do secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, do secretário executivo, Rafael Beserra, do secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, além dos policiais penais.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, fala sobre a ação. “Nos cabe como Estado ajudar e fazer nossa parte. Uma simples ação dessa pode transformar o dia de cada uma dessas crianças. Gostaria de parabenizar o belo trabalho que a instituição desenvolve. Nosso intuito foi trazer um pouco de alegria e esperança a essas crianças, mas principalmente despertar o espírito de solidariedade e boas emoções na sociedade e entre todos os que participaram e colaboraram com as doações”, afirma.

A gerente de atividades sociais da associação Peter Pan, Sandra Salgado, revela estar muito feliz com as doações. “A parceria do sistema prisional trouxe mais brilho para esse mês em especial por ser comemorado o dia das crianças. Esse momento da entrega dos brinquedos é muito esperado pelos familiares e principalmente pelos pacientes que se tratam no centro pediátrico do câncer. Eles já possuem uma vida e rotina muito sofrida em função de um tratamento longo e doloroso. E a doação desses brinquedos trabalha a humanização e a alegria dessas crianças. Recebemos com muita gratidão e principalmente com a possibilidade dessa parceria perdurar. De fato isso foi um enorme presente para nossas crianças e para a própria instituição”, disse.

O diretor adjunto da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) e idealizador das doações, André Luis, comemora o sucesso das doações. “Essa ação só foi possível graças a minha equipe e todas as pessoas que se solidarizaram com a iniciativa. Ninguém faz nada sozinho. O secretário Mauro é o tipo de gestor que se preocupa com o social, que dá suporte e energia aos policiais penais para desenvolverem um trabalho tão bonito e grandioso como esse. E esse é o nosso papel: fazer a diferença! Que Deus abençoe cada uma dessas crianças e como já costumamos falar: nada acontece sem a força de Deus. Obrigada a todos que participaram e fizeram possível acontecer essa festa”, conclui.

O pai da paciente da associação Peter Pan, Francisco Silveira, se emociona ao falar da ação. “Gostaria de agradecer pela iniciativa dos policiais penais em trazer amor e atenção em forma de brinquedos para nossas crianças. É muito satisfatório ver que ainda existem pessoas que se colocam no lugar do próximo”, atenta.