Porto Iracema das Artes abre inscrições para o Prêmio Amarrações Estéticas

13 de outubro de 2022 - 10:55 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes Texto
Alan Santos Foto

A iniciativa visa promover trocas de experiências, intercâmbio de ideias e conexões entre artistas e projetos selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — abre inscrições para o Prêmio Amarrações Estéticas, destinado a artistas e projetos de diferentes linguagens selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. Pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente clicando no formulário disponível aqui.

A participação na chamada é permitida exclusivamente para artistas devidamente matriculados, na situação de proponentes ou colaboradores, na 10ª edição dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes. A convocatória ocorre em duas etapas: 1ª Etapa de Habilitação e Inscrição (eliminatória) e a 2ª Etapa de Avaliação e seleção (eliminatória e classificatória). As inscrições gratuitas tiveram início no dia 11 de outubro, seguindo até as 23h59 do dia 5 de dezembro de 2022.

O Prêmio Amarrações Estéticas é uma ação de estímulo aos processos de criação em artes e busca fortalecer as trocas transdisciplinares a partir dos atos criativos, dos encontros e diálogos construídos entre projetos selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. A iniciativa favorece as dimensões do fazer e inventar, conforme prevê o projeto pedagógico institucional da Escola, e dá ênfase à confluência de interesses considerando as afinidades manifestas nas pesquisas selecionadas.

O Prêmio está inserido no Programa Amarrações Estéticas, que integra a estrutura curricular dos Laboratórios de Criação, e que se coloca na perspectiva de consolidar os atos criativos, a partir das inter-relações das poéticas, num convite aos encontros e partilhas.

No vocabulário náutico, que inspira a Porto Iracema das Artes, amarração é o ato de consolidar a atracação das navegações e dar firmeza aos nós nas redes de pesca.

O objetivo do prêmio é incrementar a esfera da criação em artes, selecionando e apoiando financeiramente – com o valor de R$ 30.000,00 – o aprofundamento da expansão do encontro de duas ou mais pesquisas que devem ser fruto de construção e diálogo entre projetos de diferentes linguagens selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação.

A coordenadora geral dos Laboratórios de Criação, Cláudia Pires, ressalta que o Prêmio é também uma forma de festejar a trajetória da Escola. “O Prêmio Amarrações Estéticas se insere num contexto de celebração da décima edição dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema. É importante para o Prêmio fomentar e fortalecer os encontros entre artistas e projetos, e, estimular, a partir disso, as conexões multilinguagens. Para além do apoio financeiro, vale ressaltar, que o Prêmio Amarrações Estéticas busca também ampliar a visibilidade da produção de nossos artistas”, finaliza.

O Prêmio Amarrações Estéticas vai selecionar 1 (um) projeto cultural nascido de desdobramentos dos encontros e diálogos construídos entre, no mínimo, 2 (dois) projetos selecionados para a 10ª edição no âmbito dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes. A ideia é incentivar partilhas e experiências fundadas na articulação de referências que contribuam para a integração e promoção de conhecimentos que favoreçam a emersão de poéticas múltiplas no campo das artes, mais especialmente nas linguagens abaixo citadas, que correspondem às de atuação direta dos Laboratórios de Criação:
I – Artes Visuais;
II – Cinema;
III – Dança;
IV – Música;
V – Teatro.

Acesse o Edital da convocatória, para saber mais informações e tirar dúvidas, clicando aqui.

Calendário do cronograma de inscrição
Inscrições: de 11 de outubro até às 23h59min do dia 05 de dezembro de 2022, por meio do formulário disponível AQUI
Divulgação resultado preliminar da 1ª Etapa: 07 de dezembro de 2022
Período para interposição de Recursos: 08 de dezembro de 2022
Resultado final da 1ª Etapa: 12 de dezembro de 2022
2ª Etapa – Avaliação e Seleção: 2 a 20 de janeiro de 2023
Divulgação do resultado preliminar da 2ª Etapa: 23 de janeiro de 2023
Recursos: 24 de janeiro de 2023
Resultado final da 2ª Etapa: 26 de janeiro de 2023
Envio de documentação e assinatura do contrato: 30 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023
Previsão de pagamento: março de 2023

Sobre o Prêmio Amarrações Estéticas

O Prêmio Amarrações Estéticas é uma ação de estímulo aos processos de criação em artes e busca fortalecer as trocas transdisciplinares a partir dos atos criativos, dos encontros e diálogos construídos entre projetos selecionados na 10ª edição dos Laboratórios de Criação. A iniciativa favorece as dimensões do fazer e inventar, conforme prevê o projeto pedagógico institucional da Escola, e dá ênfase à confluência de interesses considerando as afinidades manifestas nas pesquisas selecionadas. O Prêmio está inserido no Programa Amarrações Estéticas, que integra a estrutura curricular dos Laboratórios de Criação, e que se coloca na perspectiva de consolidar os atos criativos, a partir das inter-relações das poéticas, num convite aos encontros e partilhas. No vocabulário náutico, que inspira a Porto Iracema das Artes, amarração é o ato de consolidar a atracação das navegações e dar firmeza aos nós nas redes de pesca.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

Porto Iracema das Artes abre inscrições para o Prêmio Amarrações Estéticas
Inscrições: 11 de outubro até às 23h59min do dia 05 de dezembro de 2022 por meio do formulário disponível AQUI.
Divulgação resultado preliminar da 1ª Etapa : 07/12
Período para interposição de Recursos 1ª Etapa: 08/12
Resultado final da 1ª Etapa: 12/12
2ª Etapa – Avaliação e Seleção: 02 a 20/01
Divulgação resultado preliminar da 2ª Etapa: 23/01
Período para interposição de Recursos 2ª Etapa: 24/01
Resultado final da 2ª Etapa: 26/01
Envio de documentação e assinatura do contrato: 30/01 a 13/02
Previsão de pagamento: março de 2023