Helv homenageia profissionais de Fisioterapia pela atuação na pandemia

14 de outubro de 2022 - 11:31 # # # # #

Isabelle Azevedo - Ascom Helv Texto
Marília Quinderé Fotos

A exposição está em cartaz na unidade, na Praça do Piano

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), celebrou, nessa quinta-feira (13), o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional com muita música, exibições artísticas e diversas homenagens aos profissionais do setor.

A unidade recebeu a exposição de fotos “No fio da navalha”, da fotógrafa e fisioterapeuta, Marília Quinderé, e do e-book publicado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 6), “Na linha da vida – Diário de uma Pandemia”. A abertura do evento contou com a apresentação da bailarina Dina Alexandra e do músico Lucas Ferreira, que se apresentou ao piano, ambos fisioterapeutas.

A coordenadora de Fisioterapia do Helv, Socorro Quintino, foi homenageada

Atuando no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Marília Quinderé retratou, por meio de suas lentes, os momentos vividos pelos profissionais durante a pandemia da covid-19.

“Fico muito feliz e honrada de expor esse trabalho no Helv, hospital de referência na luta contra o coronavírus no Ceará. Eu me emocionei bastante ao expor, no mesmo cenário – a Praça do Piano – em que foi administrada a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Estado. Parabenizo ainda todos os meus colegas fisioterapeutas pelo nosso dia e pelo belíssimo trabalho que nossa categoria exerceu durante a pandemia”, disse Quinderé.

Fisioterapeuta Marília Quinderé (centro) retratou o dia a dia dos profissionais na pandemia

Para a coordenadora de Fisioterapia, Socorro Quintino, a celebração é uma forma de homenagear os profissionais que estiveram na linha de frente. No auge da pandemia, o Helv chegou a ter 169 profissionais da área atuando na recuperação dos pacientes. “Um ano depois, vamos homenageá-los e mostrar o lado vitorioso de tudo isso”, celebrou Quintino, agraciada durante o evento.

A abertura do evento contou com a apresentação da bailarina e fisioterapeuta, Dina Alexandra

Segundo o diretor-geral da unidade, Emídio Teixeira, comemorar o Dia do Fisioterapeuta é um marco e uma felicidade muito grande. “O hospital tem sido uma referência no combate à covid-19, nas suas ações, no seu cuidado, na sua forma de tratar tantos pacientes que por aqui passaram. É uma alegria ter vivenciado todo esse tempo e perceber muitos motivos de vitórias, motivos para olhar para trás e ver que o esforço, o trabalho e a dedicação nos impulsionaram a vencer essa batalha. Celebrar o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional nessa perspectiva da arte e da alegria é um reconhecimento por tudo o que foi desenvolvido por esses profissionais aqui no hospital, em toda a região e em todo o local onde houve o enfrentamento da pandemia”, afirmou.

Para o diretor-geral Emídio Teixeira (à direita), comemorar o Dia do Fisioterapeuta é um marco e uma felicidade muito grande

Hospital referência

O Helv teve um papel fundamental no período da covid-19. A unidade foi equipada e adaptada para o funcionamento durante a pandemia e em novembro de 2020, o hospital foi adquirido pelo Governo do Ceará, passando a integrar a rede pública estadual de saúde de forma permanente.