Instituto Centec lança novo curso técnico focado na pecuária leiteira

17 de outubro de 2022 - 13:47 # # # #

Ascom Centec - Texto e foto

O Curso Técnico em Leite e Derivados tem o objetivo de contribuir para fortalecer a cadeia do leite no Ceará

A Faculdade de Tecnologia Centec Sertão Central (Fatec Sertão Central), mantida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), está com inscrições abertas para o processo seletivo da primeira turma do curso técnico de Leite e Derivados.

O curso é gratuito e tem duração de dois anos. As aulas serão presenciais e realizadas no campus da faculdade, em Quixeramobim. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas por meio do site www.centec.org.br. São ofertadas 45 vagas para o semestre 2023.1.

O diretor da Fatec Sertão Central, professor Jardel Paixão, relata que um levantamento feito pela faculdade atestou a carência da região por profissionais capacitados na cadeia do leite. “Identificamos no Sertão Central a necessidade de termos um curso capaz de preparar profissionais focados especificamente no armazenamento e processamento de leite e seus derivados. Quando tratamos também do processamento de queijos artesanais e de produtos finos de origem láctea, existe demanda por profissionais para essa função.”

Segundo o professor Cláudio Gonçalves, coordenador do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia da Fatec Sertão Central, o novo curso surge também a partir da experiência da faculdade com o Laboratório da Qualidade do Leite (LaqLeite), que realiza análises de leite para produtores da região a preço de custo. “Esse curso técnico objetiva formar e lançar profissionais para o mercado de trabalho a fim de fortalecer a cadeia do leite. Faz parte das competências que serão desenvolvidas nas disciplinas do curso melhorar ainda mais a qualidade do leite produzido pelos produtores da região.”

“O curso é o primeiro do tipo no nosso estado. Muitos que buscavam essa formação precisavam ir para outros estados. É uma satisfação poder vivenciar a oferta deste curso. Temos um quadro docente especializado e uma estrutura de laboratório e de campo preparados para as aulas teóricas e práticas”, completa o professor Cláudio Gonçalves.

Serviço

Processo seletivo para o Curso Técnico em Leite e Derivados
Fatec Sertão Central, em Quixeramobim
Inscrições até 09 de novembro de 2022 pelo site www.centec.org.br