Bombeiros Militares participam de Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano em Aracati

18 de outubro de 2022 - 15:33 # # # # # # #

Ascom AESP/CE - Texto e Fotos

Dando continuidade ao ciclo de capacitação continuada dos bombeiros militares do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou nesta segunda-feira (17), a 3ª turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano – CBCIU, deste ano.

A qualificação acontece no município de Aracati – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) – e conta com a participação de 25 militares oriundos das cidades de Fortaleza (3º BBMM), Limoeiro do Norte (5º BBMM) e Aracati (17º BBMM).

Com uma carga-horária de 100 horas/aula e duração de 2 semanas, o treinamento é ministrado por uma equipe de profissionais experientes e tem foco na doutrina do “combate ofensivo”, que é o combate a incêndio realizado de dentro da edificação sinistrada.

Segundo o coordenador do CBCIU, tenente-coronel BM José Leandro Marinho, que também é comandante do 1ºBBM, o objetivo é preparar o bombeiro militar a atuar melhor em incêndios estruturais, a partir de seu interior, minimizando assim o consumo de água nos incêndios, bem como a quantidade de bombeiros e viaturas envolvidas.

Desse modo, podemos dizer que o curso se assenta em três pilares: conhecimento e uso adequado do EPI para combate a incêndio estrutural, conhecimento da dinâmica de desenvolvimento do incêndio estrutural e dos fenômenos extremos do fogo, e domínio das mais modernas e eficazes técnicas de uso da água para combate a incêndio com uso reduzido deste recurso. Além disso, o curso traz ainda instruções sobre ventilação tática, noções de SCI (sistema de comando de incidentes), e sobre busca e salvamento em operações de incêndio, além de simulados com fogo real, complementando assim a formação do aluno.

O curso foi criado em 2018 por bombeiros militares que se qualificaram em outros estados da Federação, e foi o primeiro curso de formação continuada do CBMCE voltado para o incêndio urbano. Hoje, é considerado uma das principais capacitações da corporação, responsável por modernizar o CBMCE dentro de sua principal atribuição histórica: o combate a incêndio.