Cogerh realiza reunião de acompanhamento da operação dos três maiores reservatórios do Estado

18 de outubro de 2022 - 13:12 # # # # #

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh - Texto

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou, em conjunto com os Comitês de Bacias, a Reunião de Acompanhamento da Operação 2022.2 dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú – região que compreende os três maiores reservatórios cearenses.

O encontro analisou os níveis atuais dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú após as vazões aprovadas no Seminário de Alocação das Águas, ocorrido em julho.

Estiveram presentes os órgãos colegiados que compõem os comitês de bacias da Região Jaguaribana e da Região Metropolitana de Fortaleza.

Banabuiú

Na alocação realizada em julho, foi definida vazão média de 290 L/s para o 3º maior reservatório do Ceará. A Gerência Regional da Bacia do Banabuiú mostrou que o Açude está com 6,29 milhões de m³ a mais do que a operação simulada na época.

Hoje, o volume do Banabuiú está em 146,1 milhões de m³, equivalente a 9,53% de sua capacidade total.

O açude contará em breve com obras de recuperação dos equipamentos hidromecânicos e novas válvulas dispersoras. O equipamento estará operacional a partir do dia 22 de novembro.

Clique aqui para acessar o documento Dados técnicos – Operação 2022.2 do Banabuiú

Orós

A vazão média aprovada no Seminário de Alocação para o Orós foi de 4500 L/s. A Gerência Regional da Bacia do Alto Jaguaribe mostrou que o reservatório está com 43,9 milhões de m³ a mais que o simulado.

O volume atual do Açude é de 894 milhões de m³ (46% da capacidade).

Também foram apresentadas as ações de Monitoramento dos Sistemas Orós-Feiticeiro, Orós-Lima Campos e do Rio Jaguaribe.

Clique aqui para acessar o documento Dados técnicos – Operação 2022.2 do Orós

Castanhão

Em julho, na alocação, a vazão total decidida para o maior reservatório do Estado foi de 16m³/s. A Gerência Regional da Bacia do Médio e do Baixo Jaguaribe mostrou que o Açude está com 80,5 milhões de m³ a mais que o simulado na época.

Atualmente, o volume do Castanhão está em 1,45 bilhão de m³ (21,75% da capacidade máxima).

As vazões e os consumos entre as seções de perenização do Rio Jaguaribe também foram apresentadas, assim como transferências para riachos e restrições de uso em certas faixas.

Clique aqui para acessar o documento Dados técnicos – Operação 2022.2 do Castanhão