Higiene íntima masculina pode evitar infecções e câncer se feita de forma adequada

18 de outubro de 2022 - 09:43 # # # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto
Francisco Oliveira - Arte gráfica

A higienização correta da região íntima masculina é necessária para evitar infecções, infestações, feridas e até câncer. É o que explica o médico Raphael Franco Bezerra, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). “A falta ou a má qualidade da limpeza é o principal fator de risco para o câncer peniano”, destaca.

O especialista explica que, no banho, é necessário retrair o prepúcio (pele que recobre a glande) e lavar bem com sabonete. Outras regiões, como testículos e ânus, também devem ser higienizadas. A atenção precisa ser redobrada em caso de fimose, pois o prepúcio dificulta a passagem da glande, facilitando o acúmulo de sujeira.

“A higienização também deve ser feita após a relação sexual, com ou sem o uso de preservativo. Isso é benéfico para os homens e também para as mulheres, pois reduz o risco de infecções”, explica o especialista.

A rotina sugerida pelo especialista, no entanto, não se restringe apenas ao chuveiro. “Sempre que for ao banheiro é preciso lavar as mãos antes e depois do uso. Se sua mão já estava suja, ela pode transportar sujeira para o pênis e acarretar infecção. É importante também sempre enxugar o órgão após urinar”, pontua.


Crianças

Os pais e mães também devem ficar atentos à higiene das crianças. “A limpeza deve acontecer durante o banho, com sabonetes neutros e água corrente. Muitos meninos nascem sem conseguir ou com dificuldade de expor a glande. Nesses casos, é preciso exercitar o local com movimentos delicados e, aos poucos, o prepúcio abre e expõe a glande”, disse.

Consequências

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 2% dos tumores malignos no Brasil são relativos a câncer peniano. O risco é ainda maior para quem tem fimose, devido ao acúmulo de sujeira, sendo a cirurgia de correção uma solução de rápida recuperação. Mas uma limpeza inadequada também pode acarretar balanite, uma inflamação na glande que ocasiona dor, ardor, vermelhidão, entre outros sintomas.

HMJMA

Em agosto de 2021, o Serviço de Urologia do HMJMA e o Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash) passaram a funcionar de forma integrada na unidade, que se tornou uma das mais completas do Estado neste quesito.

O hospital já contava com um serviço especializado de Urologia, com consultas, exames e cirurgias. A chegada do Cash, no entanto, ampliou o atendimento. O acesso ao serviço se dá via posto de saúde, que encaminha o paciente por meio do Sistema de Regulação do Estado.