Gestão das UPAs promove treinamento para copeiros sobre boas práticas em serviços de alimentação

19 de outubro de 2022 - 11:29 # # # # # # #

Márcia Catunda - Ascom UPAs 24h Texto e Foto

Treinamento ocorre nesta quarta (19) e quinta-feira (20) e é ministrado pelo Serviço de Nutrição

A coordenação do Serviço de Nutrição das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), está promovendo, em parceria com a Educação Permanente, um treinamento para os copeiros das unidades. A capacitação acontece nesta quarta (19) e quinta-feira (20) e tem como objetivo atualizar a equipe do setor conforme os temas previstos na Resolução N° 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas em serviços de alimentação, além de debater temas relacionados à segurança do paciente e do trabalhador. As UPAs estaduais são vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Dentre os assuntos abordados, estão boas práticas na manipulação de dieta oral e enteral; higiene dos alimentos, pessoal e do ambiente; normas e rotinas do serviço; relacionamento com o cliente; conscientização sobre o desperdício de comida; contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos; segurança do paciente (identificação segura, dupla checagem dos processos de cuidado, controle de estoque); padronização do atendimento; prevenção de acidentes; saúde do colaborador; protocolos institucionais de segurança do paciente e notificações de eventos adversos e incidentes.

“O treinamento ocorre anualmente e faz parte do nosso Programa de Treinamentos Regulamentados. Acreditamos que a periodicidade é muito importante para manter os fluxos e processos do setor alinhados entre todos os seus colaboradores, além de ser um momento de integração entre as equipes das nove unidades”, explica Talyta Neves, analista de Educação Permanente da Gestão UPAs.