Cadastro e prova de vida: Cearaprev fará novo processo a partir de janeiro de 2023

20 de outubro de 2022 - 17:28 # # # #

Ascom Cearaprev

O Governo do Ceará, através da Fundação de Previdência do Estado do Ceará (Cearaprev), repetirá o processo de cadastro e prova de vida para os servidores e beneficiários do estado a partir de janeiro de 2023. O período de atualização cadastral deve acontecer até junho do próximo ano.

Realizado por meio do aplicativo Cearaprev On-line, o cadastro e prova de vida é obrigatório para todos os servidores públicos ativos, inativos, aposentados, pensionistas, da reforma e reserva remunerada do estado do Ceará. Ao final de 2021, quando foi encerrado o prazo da operação, a plataforma contabilizava a atualização dos dados de mais de 139 mil beneficiários.

Para a operação de 2023, a Cearaprev promete melhorias no processo de cadastro e prova de vida, como foco na sua simplificação. É o que afirma João Marcos Maia, presidente da Fundação.

“No momento estamos trabalhando em avaliar as anomalias dos cadastros já realizados, verificando divergências em questão de gênero, idade e etc. Depois disso iremos colocar em prática as melhorias do processo, nossa intenção é deixar tudo mais simples, mantendo só as informações mais essenciais e que precisam ser atualizadas pelo servidor. Além disso, estamos investindo na estruturação de um serviço de inteligência, para combater crimes cibernéticos relacionados aos dados dos servidores”, enfatiza.

O presidente ainda revela a intenção de eliminar a necessidade de processo anual para todos os beneficiários. “No futuro, com as novas funcionalidades do app, o servidor que as estiver usando não vai precisar fazer o cadastro e prova de vida anualmente. Aquelas pessoas que estiverem usando o Lojas Online, Serviços em saúde e Minhas Finanças, ao movimentarem o aplicativo já vão estar fazendo o reconhecimento facial e, dessa forma, não precisam fazer esse processo completo novamente”, explica.

A fala se refere às novas funcionalidades do aplicativo Cearaprev On-line, que devem ser disponibilizadas para o público ainda esse ano. O uso dessas ferramentas servirá como uma renovação constante da prova de vida do beneficiário já cadastrado no app, dispensando o processo completo.