Comitiva da Dinamarca é recebida na Sedet

20 de outubro de 2022 - 15:42 # # # #

Ascom Sedet

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho recepcionou, na manhã dessa quinta-feira (20), a delegação dinamarquesa do Projeto Innowind. O Projeto é fruto de uma cooperação do Governo do Ceará, por meio da Sedet, Energy Cluster Denmark, Vestas e Consulado da Dinamarca no Brasil.

O Projeto tem como objetivo se utilizar das competências e do know-how inovadores dinamarqueses em energia eólica no Brasil, a fim de fortalecer a indústria eólica brasileira e a cadeia de suprimentos, apoiando o desenvolvimento de um cluster de energia inovador no Ceará.

Na abertura do encontro, o secretário Maia Júnior afirmou que o Ceará tem procurado se aproximar cada vez mais da Dinamarca pois o País possui expertise em projetos de energias renováveis. “O Ceará os acolhe com muito interesse em viabilizar soluções para os negócios que visam a sustentabilidade. Temos sol, vento, o Porto do Pecém muito bem estruturado e com parceria estratégica com o Porto de Roterdã, com a única Zona de Processamento de Exportação em operação no Brasil, e temos uma Siderurgia, pré-requisito para esta indústria”, ressaltou Maia Júnior.

Além do titular da Sedet, estiveram presentes os executivos Júlio Cavalcante e Roseane Medeiros; o presidente da Adece, Francisco Rabelo; vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst; o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves; o presidente da Semace, Carlos Alberto Mendes; o consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço; entre outras autoridades.

Ao final do encontro, os secretários receberam um relatório sobre a viabilidade da produção de energia eólica offshore no Ceará. O relatório completo pode ser acessado pelo link: https://www.sedet.ce.gov.br/projeto-innowind/

Após reunião na Sedet, a comitiva seguiu para a Federação das Indústrias do Ceará e à tarde conheceram a sede da Vestas Brasil, em Aquiraz. Já no dia 21 de outubro (sexta-feira), a missão cumpre agenda no Porto do Pecém, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), visita à fábrica da Aeris, o IFCE Campus Pecém e a sede da Associação de Empresas do Complexo do Pecém (AECIPP).

Saiba mais

Em junho deste ano, representantes da Sedet, Complexo do Pecém, Sebrae, IFCE e Servtec participaram de uma missão na Dinamarca. Agora, o projeto traz ao Ceará empresas dinamarquesas líderes no setor com potencial de complementar a cadeia produtiva local. As instituições participantes da missão são: DAFA, HOVE, EIVA, Blue Water Shipping, Business Academy Southwest, Force Tecnology, Ramboll, Vestas, Energy Cluster Denmark, e o Danish Trade Council (Consulado Real da Dinamarca no Brasil).