Colégio Militar do Corpo de Bombeiros participa da Mostra Nacional de Robótica em São Paulo

21 de outubro de 2022 - 15:27 # # # # #

Ascom CMCB - Texto e fotos

Alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) participam, até esta sexta-feira (21), da Mostra Nacional de Robótica (MNR), evento que acontece desde o dia 18, no campus do Centro Universitário Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo.

A mostra científica tem como objetivo estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica. O evento é voltado aos alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e alunos de graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área.

Nesta edição, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará participa com uma comitiva de onze alunos e dois bombeiros militares na apresentação de três trabalhos idealizados pelos estudantes.

Sistema de Monitoramento Escolar Remoto

O primeiro trabalho foi apresentado pelas alunas: Maria Luiza do 9º ano; e Maria Isabelle e Maria Carolina, ambas do 8º ano. Elas desenvolveram uma solução para controle de acesso e registro de presença de alunos no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, com uma função por meio de envio de um Short Message Service (SMS), conhecido como “torpedo”, enviado aos responsáveis informando a entrada e a saída do ambiente escolar.

Base de Monitoramento Remoto a Baixo Custo para Prevenção e Resposta à Desastres Naturais

Euclides Fernandes, Gabriel Cavalcante e Rafael Bonetti, alunos do 7º ano, idealizaram uma base de monitoramento das principais variáveis meteorológicas relacionadas aos desastres naturais, utilizando sensores de baixo custo e interface de campo por meio da Internet.

Esteira Sanitizante de Baixo Custo para Centros Educacionais

Os alunos Arthur Silvino, Carlos Kauan e Helaman Freitas, do 3º ano do Ensino Médio; Otávio Augusto, do 1º ano do Ensino Médio; e Luiz Guilherme Florencio, do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolveram, durante a pandemia de Covid-19, um projeto protótipo que tem por objetivo auxiliar na descontaminação de bolsas e mochilas atuando preventivamente para dificultar a propagação do coronavírus. O trabalho foi apresentado na edição de 2021 da Mostra Nacional de Robótica (MNR), sendo premiado com cinco bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Premiação

Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq pela Mostra Nacional de Robótica, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.

Orientação

Os alunos recebem as orientações durante as aulas teóricas e práticas no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, desde o manuseio dos dispositivos eletrônicos até a prototipagem.