ÍRIS lança programa de mentoria para aplicação de metodologias ágeis no setor público

21 de outubro de 2022 - 16:42 # # # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Laboratório ÍRIS

Metodologias ágeis são um conjunto de técnicas e práticas de gestão aplicadas em projetos para aumentar a rapidez, a eficiência e a produtividade. Para fomentar o uso dessas metodologias no setor público e garantir a agilidade no trabalho e a entrega de melhores serviços públicos, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará lançou, na quinta-feira (20), o Agiliza Aí, programa voltado para construção de capacidades institucionais em metodologias ágeis.

O programa visa capacitar gestores e profissionais do setor público através de palestra de sensibilização, oficina e construção de fluxo de organização, mentoria de papéis e aplicações técnicas, capacitação de ferramentas, acompanhamento e avaliação de desempenho. Entre os ganhos do processo, estão: autonomia e capacidade de inspeção e adaptação para reduzir erros, otimizando o tempo de trabalho e a diminuição de custos.

Conforme relata a coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira, a adaptabilidade é, sem dúvidas, um grande benefício para quem usa essas metodologias. “Acreditamos muito que usar metodologias ágeis, principalmente, dentro do setor público, que lida com problemas sociais tão complexos, é um caminho que pode trazer muitos benefícios institucionais e quando temos benefícios institucionais conseguimos entregar melhores serviços e políticas públicas para a sociedade”, pontua.

A agilista do ÍRIS, Amanda Lima, reforça a importância de trabalhar com metodologias ágeis: “entre diversos aspectos, ao usarmos metodologias ágeis temos um aumento significativo na produtividade das equipes porque passamos a focar em como as pessoas estão trabalhando. Isso reduz os problemas e falhas do que estamos desenvolvendo e aumenta a satisfação de quem está envolvido no processo”.

Ainda em 2022, três iniciativas serão selecionadas e contempladas pelo programa. As inscrições para participar deste primeiro momento de mentoria seguem até 28/10, através do link: bit.ly/agilizai.