“Papo Saúde ESP” discute acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência na terça-feira (26)

21 de outubro de 2022 - 16:20 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE

Em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência Física, celebrado no último dia 11, e ainda em atenção ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que é lembrado dia 10 de novembro, o próximo Papo Saúde ESP vai falar sobre “Acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência”. A live da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), será realizada na terça-feira (26), às 19h30, no perfil oficial da ESP no Instagram.

O convidado é Saulo Vinicius Monteiro Muniz, educador físico e vice-presidente da Associação dos Surdos do Ceará (Asce). A mediação será feita pela gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha, e terá tradução em libras com a intérprete Jocelma Lima.

O conceito de deficiência vem mudando ao longo dos anos, por meio da luta dos grupos representativos. Hoje, por exemplo, passa a ser entendida como o resultado de fatores sociais e ambientais do meio no qual a pessoa está inserida. O conceito sai, portanto, de uma interpretação voltada para o modelo médico, que considerava apenas as consequências da doença, e passa a ser compreendido como algo inerente à diversidade humana.

Durante a transmissão, serão debatidos tópicos em destaque, como a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, a quebra de estigmas ligados ao tema, entre outros assuntos. Ao longo do bate-papo, o público poderá participar enviando seus comentários e deixando suas perguntas ao vivo.

Avanços no conceito

De acordo com a diretriz estabelecida pela Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Essa é uma perspectiva importante porque considera que não é a pessoa que apresenta uma deficiência, mas a própria sociedade e o meio onde ela pode estar inserida. A articulação de distintos atores sociais tornam-se, nesse contexto, uma vertente essencial para a eliminação das barreiras que limitem a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Serviço

Papo Saúde ESP
Tema: Acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência
Quando: terça-feira, 26 de outubro, às 19h30
Convidado:
Saulo Vinicius Monteiro Muniz – educador físico e vice-presidente da Asce
Acompanhe a transmissão no perfil da ESP/CE no Instagram