Seas inscreve 144 jovens para o Enem PPL 2022

21 de outubro de 2022 - 15:01 # # # # #

Marconi Alves - Ascom Seas - Texto
George Braga - Ascom Seas - Fotos

As inscrições para o Enem PPL 2022, encerradas nesta sexta-feira (21), de adolescentes e/ou jovens na condição de privação de liberdade do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará bateram recorde. O número de inscritos superou todas as expectativas: um total de 144 jovens de 14 unidades socioeducativas, na capital e interior, estão aptos a participar do certame. No ano passado, inscreveram-se 56 socioeducandos.

Apenas quatro centros socioeducativos não realizaram inscrições. Estes, não contam com adolescentes que atinjam o perfil para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

O aumento significativo de jovens e/ou adolescentes inscritos para o Enem PPL 2022 é comemorado pela assessora do eixo escolarização da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Maria Aparecida Nazaré da Costa. Ela destaca o nível de escolarização dos adolescentes nas unidades socioeducativas.

“Esse acréscimo revela uma mudança no perfil, em nível de escolarização, dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, que constata que hoje temos bem menos adolescentes em nível de anos iniciais (ensino fundamental e letramento/alfabetização) e um considerável aumento no número de adolescentes no ensino médio nos centros socioeducativos do Estado”, destaca ela.

O Edital Nº 80, de 19 de agosto de 2022, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tornou pública as regras especiais para aqueles que participarão do Enem na condição de pessoas privadas de liberdade e de jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Enem PPL 2022).