Último “Viva o Parque” de outubro será realizado neste domingo (23)

21 de outubro de 2022 - 13:25 # # # #

Ascom Sema

No domingo, 23 de outubro, acontece a última edição do Viva o Parque (VoP) em outubro. No dia 30, por conta das eleições, o Projeto estará suspenso, retornando somente em novembro. O Viva o Parque – que possui todas as atividades gratuitas – é de responsabilidade do governo do Ceará, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em Unidades de Conservação (UCs) estaduais. Em Fortaleza tem VoP no Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. Em Caucaia, no Parque Estadual Botânico do Ceará e no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha.

O Viva o Parque é uma opção de lazer próxima à natureza, oferecendo atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, massoterapia, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada, jogos de tabuleiro, beach tênis e outras mais.

Barco e bosque

Os visitantes do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que deu nome ao Parque. Tem passeio de barco no horário de 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e um outro, de duas horas. Estes dois últimos fazem parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio pelo telefone: (85) 98527.8216. Além do rio, tem o Bosque do Bom Viver, espaço com minicampo de golfe, mesas para dama e xadrez, e cancha de bocha, ideal para os papais e as mamães também.
No Crato, o agito acontece no Parque de Exposições. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público pode usufruir também dos pedalinhos no espelho d’água e dos quiosques que proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família. São 6 km de trilhas em meio à natureza.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades. Na ARIE do Curió, tem muita música, dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.