Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho realizam restauro de painéis artísticos em Igreja centenária no Benfica

25 de outubro de 2022 - 14:44 # # # # # #

Ascom EAOTPS - Texto e Fotos

Murais de autoria do artista plástico Gerson Faria (1889-1943) estão localizados nas paredes da cripta da Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Alunos do Curso de Conservação e Restauração de bens patrimoniais móveis e integrados (modalidade pinturas parietais) da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – iniciaram neste mês de outubro o trabalho de restauro de murais artísticos da cripta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, em Fortaleza (CE). As pinturas, de autoria do artista plástico cearense Gerson Faria (1889-1943), retratam acontecimentos alusivos a Jesus Cristo, incluindo representações livres da via sacra.

A cripta funcionava como espaço de reflexão e penitência, no entanto, foi fechada em meados dos anos de 1970 após uma reforma no altar, tendo sido reaberto 50 anos depois, em 2019, com o intuito de ser restaurada. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1910. As pinturas artísticas foram produzidas na década de 1940.

O trabalho de restauro, coordenado e supervisionado pelo artista e restaurador Antônio Vieira, deve ser concluído em meados de novembro, sendo dividido por etapas. Durante o processo de conservação e restauração, a equipe primeiro realiza análises de prospecção, testes de solvência e procedimentos mecânicos de higienização dos painéis. Logo após, é feita a fixação da policromia, reintegração das partes ausentes da obra e, por fim, a restauração das pinturas. “Essa ação de restauro fortalece o eixo principal de atuação da Escola que é a educação patrimonial e a capacitação da juventude para atuar no mercado de trabalho na área de conservação”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

Sobre o artista Gérson Faria (1889-1943): artista plástico e cenógrafo autodidata, Gerson Faria nasceu em Fortaleza. Em 1934, fundou com Otacílio de Azevedo, Pretextato Bezerra e Clovis Costa, o primeiro atelier de pintura de Fortaleza. Integrou na década de 1940 o Centro Cultural Cearense de Belas Artes, que reunia interessados pelas artes plásticas em Fortaleza, do qual também fez parte o artista Raimundo Cela.

 

Sobre a EAOTPS

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho promove atividades de formação na área de restauro e conservação do patrimônio histórico cultural, além de cursos que ensinam técnicas de ofícios tradicionais, como gravura, bordado, artesanato em couro, entre outros. Em dezembro deste ano a Escola completará 20 anos de fundação. A cripta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios será mais um patrimônio restaurado com participação de alunos(as) da EAOTPS. Edificações históricas de Fortaleza, como o Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho (sede da Escola), o Cineteatro São Luiz, o vitral da sede histórica da Secretaria da Fazenda (Sefaz/CE) e o Sobrado Dr. José Lourenço, além de obras de artes importantes, como as esculturas do Museu São José do Ribamar e o acervo da artista plástica Sinhá D’Amora (1906-2002), são alguns exemplos de bens patrimoniais restaurados com apoio da Escola de Artes e Ofícios.

 

Serviço:

RESTAURO DAS PAREDES DA CRIPTA DA IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Data: De segunda à sexta, das 13:30h às 17h
Local: Avenida da Universidade, 2974 – Benfica, Fortaleza/CE