Estudantes e jovens designers têm orientações com profissionais e professores durante Leitura de Portfólios

25 de outubro de 2022 - 16:09 # # #

Ascom Centro de Design

As inscrições seguem abertas para interessados em apresentar seus portfólios. Os encontros são realizados até janeiro de 2023.

Contar com um excelente portfólio pode ser um dos pontos diferenciais na trajetória de um designer. É com esta ferramenta que o profissional demonstra suas habilidades e reúne suas melhores produções, aumentando suas oportunidades de envolvimento em novos projetos e parcerias.

Com o projeto Leitura de Portfólios, o Centro de Design do Ceará e a Associação Ceará Design promovem o encontro de estudantes e jovens designers com professores e profissionais experientes no mercado. O resultado é uma análise do portfólio de cada participante selecionado, com dicas e orientações valiosas para aperfeiçoamento dos trabalhos apresentados. O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

O projeto teve seu primeiro encontro no dia 19 de outubro e segue até janeiro de 2023. As inscrições seguem abertas durante todo o período do projeto. Os eventos são abertos ao público na sede do Sebrae Ceará, com oportunidades de troca e aprendizado para todos os presentes.

Confira o que os primeiros participantes contam da experiência

Camila Rodrigues, 27 anos, formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) -“A Leitura de Portfólio foi uma ótima oportunidade para enriquecer, melhorar e mostrar meu trabalho. Já havia mostrado meu portfólio em uma mentoria anteriormente, mas foi ótimo ter essa troca com profissionais daqui da cidade. Recebi várias dicas sobre deixar bem claro a história de cada projeto e mostrar detalhes dos processos. De quebra, ainda batemos um papo sobre mercado e empreendedorismo. Foi excelente!”

Gabriel Ferreira, 23 anos, ilustrador formado em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha como freelancer e atua no jornal O Otimista – “Foi ótimo ouvir o que profissionais que estão há bastante tempo no mercado tinham a dizer a respeito do meu trabalho. Acho que foi uma experiência que trouxe novos pontos de vista para eu pensar nos projetos que desenvolvo. Além disso, pude conversar com designers mais experientes e também conhecer outras pessoas que estão se inserindo no mercado. Uma coisa que eu percebi que foi bastante falada foi a questão de criar uma narrativa que amarre bem o projeto e faça com que quem esteja vendo entenda tudo o que eu quero mostrar. Pensar em como os elementos estão relacionados e tentar fazer o projeto mais realista possível para que quem esteja vendo se conecte e vá atrás de mais.”

Serviço

Leitura de Portfólios

Datas: 26 de outubro

2, 16 e 30 de novembro

7, 14 e 20 de dezembro

18 e 25 de janeiro

Horário: 19 horas

Local: Sebrae Ceará – Sala Gerir

Avenida Monsenhor Tabosa, 777

Acesse aqui o link de inscrições

Acesse aqui o Mapa Cultural do Ceará