Nova UTI Neonatal em hospital de Tianguá amplia atendimento às gestantes e recém-nascidos na região

25 de outubro de 2022 - 20:05

Unidade conta com investimento do Governo do Ceará, dentro da Política Estadual de Incentivo Hospitalar Estadual

O Hospital e Maternidade Madalena Nunes, localizado em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, agora dispõe de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, com dez leitos estruturados e equipados. A governadora Izolda Cela participou da entrega da ala na tarde desta terça-feira (25), acompanhada da secretária-executiva das Políticas Públicas da Saúde do Ceará, Mônica Lima; do prefeito de Tianguá, Luiz Menezes; e de outras autoridades.

O funcionamento da nova UTINeo conta com investimento do Governo do Ceará, dentro da Política Estadual de Incentivo Hospitalar (2021-2023). A Sesa garante o incentivo mensal no valor de R$ 480.000,00/mês até os leitos serem habilitados pelo Ministério da Saúde. Após habilitados, o valor do incentivo estadual será de R$ 300.000,00/mês. Os leitos de UTINeo serão geridos pelo município de Tianguá por meio da Sociedade Beneficente São Camilo.

Izolda Cela destacou que a implantação da unidade vai melhorar o fluxo de atendimento das gestantes e recém-nascidos, ampliando o acesso à saúde materno-infantil nos nove municípios da região. “Agora, as gestantes da região não precisam buscar esse tipo de atendimento em Sobral. Essa UTI Neonatal compõe a nossa rede de saúde, que é movida pelo objetivo permanente de fazer com que a saúde chegue mais perto das pessoas, com mais qualidade e acolhimento”, afirmou.

Acesso à saúde

A nova UTINeo tem espaço amplo, contando com dez leitos estruturados e equipados, leito de isolamento, seguindo regras de assistência à saúde para funcionarem com segurança, garantindo o bem-estar dos pacientes e garantia de atendimento qualificado.

“Como gestor e médico, falo da nossa felicidade nesse momento. Outros passos serão dados em breve, dentro do Programa Cuidar Melhor, da Sesa”, garantiu Luiz Menezes, prefeito de Tianguá.

A unidade conta ainda com sala de coleta de leite materno, estar completo para toda a equipe assistencial (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas), vestiários, copa, sala administrativa, depósito de material de limpeza, sala de equipamentos e materiais e expurgo, além de equipamentos modernos de suporte a vida.

Mônica Lima, secretária-executiva da Sesa, apontou que a localização da unidade de saúde é estratégica para garantir segurança no atendimento. “Com essa UTINeo, a gestante de alto risco poderá ter seu filho em Tianguá, sem precisar se deslocar para longe. Isso é parte de uma estratégia permanente do Governo do Ceará, por meio da Sesa”.

A agilidade no atendimento para salvar vidas também foi pontuada pelo diretor-geral do Hospital, Rafael Vieira. “A UTI atenderá desde recém-nascidos até aquelas crianças com 28 dias de vida, nascidos no Madalena Nunes ou em outros hospitais da região. Algo fundamental na assistência neonatal é a hora de ouro. Uma criança recém-nascida para ter assistência adequada precisa estar em um serviço de referência em até 60 minutos”, explicou.

Humanização

A ampliação nos serviços da Maternidade foi comemorada por Danila Maria Santana, de 29 anos, que reside em Ibiapina, e na última sexta-feira (21) foi transferida para o Madalena Nunes após ter complicações na fase final da gestação. Para Danila, que deu à luz o pequeno Leo ao meio-dia desta terça-feira (25), mais gestantes poderão contar com o atendimento humanizado prestado no Hospital.

“Logo que cheguei aqui na sexta-feira, uma doula veio me ajudar, com danças e orientações de como seria o parto. Em poucas horas, já comecei a sentir as primeiras contrações. Mas deu uma complicação nos exames do coração do bebê, até uma cirurgia foi cogitada. Porém, o procedimento não foi necessário, porque o Leo nasceu na porta do Centro Cirúrgico. Acredito que a assistência que recebi desde a chegada foi essencial para meu filho nascer bem e saudável. O atendimento foi muito humanizado, com todo o suporte necessário”, relatou.

 

 

Ouça

A governadora Izolda Cela destacou que a implantação da unidade vai melhorar o fluxo de atendimento das gestantes e recém-nascidos, ampliando o acesso à saúde materno-infantil nos nove municípios da região.