Ceará gera mais de 12 mil empregos em setembro; Setor de serviços lidera com cinco mil novas vagas

26 de outubro de 2022 - 16:11 # # # # # # # #

Ascom IDT - Texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Foto

Pelo oitavo mês consecutivo, o número de contratações com carteira assinada superou o de demissões no Ceará com um saldo de 12.078 novos empregos gerados em setembro. A expansão foi decorrente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (50.455), que superou o de demissões (38.377). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Nesse contexto, de acordo com os dados, no mês em análise, o nível do emprego formal atingiu o total de 1.253.495 empregos com carteira assinada. Embora todos os setores tenham apresentado saldos positivos, o resultado foi alavancado, principalmente, pela geração de postos de trabalho nos serviços (5.015), seguido pela indústria (2.878), comércio (1.770), agropecuária (1.222) e construção (1.193).

No acumulado do ano, o saldo entre contratações e desligamentos no mercado de trabalho cearense ficou positivo em 61.790 empregos, mantendo o estado como o segundo maior gerador de postos de trabalho na região Nordeste, em 2021, atrás somente do saldo da Bahia (124.770).

“É importante também observar que os profissionais com o ensino médio completo representam mais de 80% das contratações neste ano e as pessoas na faixa etária dos 18 aos 24 anos, também foram aquelas com o maior número de contratações, não apenas nesse ano, como também no mês de setembro último”, afirmou o secretário-executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Kennedy Vasconcelos.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana, “considerando a sazonalidade do fim de ano e o crescimento do setor de turismo, após o período de pandemia, o Ceará consolida a geração de postos de trabalho, possibilitando aos trabalhadores cearenses a esperança em dias melhores, com mais oportunidades. Para isso, o IDT/SINE está ofertando, em toda a rede, diariamente, mais de 1,5 mil vagas de emprego abertas”.