Com ala exclusiva de AVC, HGWA promove semana de conscientização sobre a doença

26 de outubro de 2022 - 13:21 # # # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Fotos

Unidade é referência no tratamento e na reabilitação de pacientes com acidente vascular cerebral

Os números impressionam. Segundo dados do Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) foi a principal causa de morte em 2022. No mundo, um em cada quatro adultos com mais de 25 anos terá um AVC durante a vida. Para alertar e reforçar a importância de se debater o tema, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove uma semana de programação com acompanhantes, pacientes e colaboradores da unidade. As ações são realizadas em alusão ao 29 de outubro, Dia Mundial do AVC.

O HGWA, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é referência no tratamento e na reabilitação de pacientes com AVC. O equipamento possui uma ala exclusiva para este perfil.

A coordenadora médica das Clínicas do hospital, Andréa Gondim, explica que o debate sobre o tema passa por todas as áreas com grande fluxo de pacientes, inclusive aqueles com outras doenças que são fatores de risco para AVC. “É fundamental falar sobre o problema, por ser uma doença prevenível e tratável e que, apesar disso, leva muitas pessoas a óbito. Também é importante enfatizar para os nossos pacientes a necessidade da mudança de estilo de vida para evitar novos casos”, afirma Gondim.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Na reabilitação, serviço que também é feito na unidade, há assistência multiprofissional com fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

O coordenador do setor de Fisioterapia do HGWA, Carlos Henrique, ressalta a importância do profissional da área nesse processo de retorno dos movimentos, rastro das sequelas da doença. “A fisioterapia atua na prevenção do AVC e no pós-AVC, tornando-se uma forte aliada no processo de recuperação funcional das pessoas”, pontua.

Na linha de cuidado, faz-se diagnóstico de diversas alterações de movimento, a depender da área lesionada, e elabora-se um plano terapêutico eficiente e personalizado para cada paciente. “O objetivo é solucionar as necessidades particulares de cada pessoa para melhorar o equilíbrio,a resistência dos músculos, o fortalecimento do tronco e o controle motor, promovendo mais chances de retomada da autonomia funcional de quem está sendo assistido”, detalha Henrique.

Redução de riscos

A neurologista Joyce Benevides compartilha dicas importantes para evitar o AVC. A médica lembra que a doença também acomete pacientes jovens, por isso, procurar uma vida saudável o quanto antes é fundamental. “Quando o paciente chega rápido ao hospital, há a chance de reversão total do quadro. Temos, em sua maioria, pacientes idosos, mas também jovens que chegam para atendimento de reabilitação e para investigação da causa do problema”, destaca.

Para reduzir os riscos, Benevides recomenda um plano alimentar equilibrado, evitando o consumo de alimentos ultraprocessados, gordurosos, com excesso de sal e açúcar.

Pessoas com hipertensão e diabetes devem manter o controle das condições para que não evoluam para algo mais grave. “Não precisa ser nada absurdo, uma caminhada de 30 minutos por dia já é suficiente para melhorar e diminuir o risco de um AVC”, indica.

Programação

No HGWA, as atividades alusivas ao Dia Mundial do AVC iniciam nesta quarta-feira (26). Durante todo o dia, profissionais da Fisioterapia preparam uma dinâmica com mitos e verdades para acompanhantes e profissionais da Saúde.

Uma palestra com a neurologista Gabriela Joca será promovida na sexta-feira (28). Os profissionais das Clínicas Médicas também recebem orientações sobre o tema durante esta semana. O refeitório do hospital será decorado com cores da campanha e com folders sobre o assunto.