Projeto da Escola de Artes e Ofícios promove oficinas e pesquisa de campo participativa para reconhecer patrimônios culturais em cinco bairros de Fortaleza

26 de outubro de 2022 - 14:23 # # # # #

Paulo Marcelo Freitas - Ascom EAOTPS - Texto e Fotos

O Projeto Patrimônio para Todos envolverá a participação de mais de 100 jovens moradores(as) de bairros da periferia

O Projeto Patrimônio para Todos, iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está realizando, desde a segunda-feira (24), uma série de oficinas de educação patrimonial em cinco bairros de Fortaleza: Jacarecanga, Jangurussu, Parangaba, Sabiaguaba e Serviluz. As oficinas são ministradas por treze facilitadores formados(as) pela EAOTPS, com a coordenação do historiador e Mestre em Preservação do patrimônio cultural João Paulo Vieira, que repassarão conhecimentos a 125 jovens moradores(as) dos bairros contemplados. Após as aulas, os(as) participantes das oficinas iniciarão uma pesquisa de campo participativa que irá identificar, registrar, (re)significar e difundir as referências culturais presentes nos bairros contemplados.

As oficinas buscam desenvolver nos participantes habilidades relacionadas à educação patrimonial e identificação, registro e difusão dos patrimônios culturais nas localidades onde vivem. Além disso, serão ensinados conhecimentos para uso das novas tecnologias digitais, conceitos básicos de linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação dos bens culturais que serão identificados. Interessados(as) em participar devem ter entre 15 e 29 anos, serem moradores das localidades contempladas e terem interesse em educação patrimonial. As vagas são limitadas. O cronograma das oficinas e todos os detalhes sobre inscrições estão disponíveis no site da Escola (www.eao.org.br).

Durante a pesquisa de campo, os(as) participantes realizarão entrevistas com moradores(as), visitas para o registro das referências culturais identificadas, além de pesquisas bibliográficas. O resultado do trabalho será divulgado no perfil do instagram @patrimonioparatodos que será gerenciado com o apoio de estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre o PPT: o Projeto é uma iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e tem o intuito de sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. Este ano o Patrimônio para Todos tem como tema “Patrimônios (in)visíveis” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que são referências para as comunidades locais. Apoiam o projeto as seguintes instituições parceiras: Associação de Moradores do Titanzinho, Colégio Eudoro Correia, Colégio Estadual Liceu do Ceará, Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba e Cozinha Solidária do MTST. O Projeto foi agraciado em 2011, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Serviço

OFICINAS E PESQUISA DE CAMPO DO PROJETO PATRIMÔNIO PARA TODOS

Jangurussu – 24 a 28/10, de 13:30h às 17h
Local: Cozinha Solidária do MTST – Rua Zuzu Angel, 46
Informações sobre inscrições: 85 98656-1428

Parangaba – 25 a 31/10, de 13:30h às 17h
Local: Colégio Eudoro Correia – Rua Júlio Braga, 100
Vagas preenchidas

Serviluz – 07 a 11/11, de 13:30h às 17h
Local: Associação de Moradores do Titanzinho – Rua Flávio Marcílio, 28 Cais do Porto
Informações sobre inscrições: 85 992661820

Sabiaguaba – 21 a 25/11, de 13:30h às 17h
Local: Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba – Rua Sabiaguaba, 832
Informações sobre inscrições: 85 991969989

Jacarecanga – data a definir
Local: Colégio Estadual Liceu do Ceará – Praça Gustavo Barroso, 1

Informações gerais: www.eao.org.br
Pelo telefone/whatsapp (85) 3238.1244 (de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e de
13h30min às 16h).