Décadas de serviço público: produtividade e dedicação permeiam a trajetória de servidoras

27 de outubro de 2022 - 11:11 # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa Texto e Fotos

Socorro Facundo iniciou sua atuação como servidora pública na Sesa há 40 anos

Instituído pelo artigo 236 da Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, o Dia do Servidor é um reconhecimento nacional ao trabalho de colaboradores e colaboradoras de instituições públicas de todo o Brasil. Com quase 32 anos de existência, a data foi criada em 1937.

Socorro Facundo, 58, e Célia Holanda, 80, são testemunhas dos reconhecimentos prestados a servidores e servidoras ao longo dos anos. Ambas são funcionárias da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), onde entraram ainda como estagiárias e, desde então, o tempo de serviço das duas totaliza quase um século.

De frentes distintas, cada uma tem uma história individual de entrega e dedicação ao serviço público, mas cada narrativa converge para o mesmo sentimento: o orgulho de servir e cuidar das pessoas.

No auge da produtividade

Socorro Facundo tem o perfil de escuta e ação, e são exatamente essas competências esperadas para sua função. Atualmente, é assessora do secretário da Saúde, Carlos Hilton, e responsável diretamente pela logística, pela organização e pelos encaminhamentos relacionados às atividades do gestor.

“Eu gosto muito de ajudar todo mundo e sempre gostei de trabalhar com o que faço. Reconheço minha trajetória de aprendizado, de dedicação e permaneço aqui justamente por acreditar nisso”, destaca.

Socorro Facundo é responsável diretamente por encaminhamentos relacionados às atividades do secretário da Saúde

A profissional iniciou sua atuação na Sesa no setor de Serviço Social, quando ainda estava concluindo o Ensino Superior. Em seguida, foi convidada para compor a equipe do Gabinete. Durante os 40 anos como servidora pública, Socorro se orgulha de seu profissionalismo e de sua história.

“Já passei por várias gestões, cada uma com sua rotina e seus ritmos diferentes, e assim me adaptei e procurei fazer meu trabalho da melhor forma. Tenho estima por todos os secretários que passaram por aqui e agradeço as oportunidades. Atendo todos com o maior prazer”, acrescenta.

Sobre o futuro, ela repete em voz alta o que diz ser seu objetivo profissional. “Sinto que estou no auge da produtividade, da atenção e da dedicação. Vou até onde der”, brinca.

Aposentada na ativa

Há 57 anos, Célia Holanda é servidora pública por escolha. Mesmo após finalizado o processo de aposentadoria, ela continua executando suas funções: está orientadora da Célula de Análise e Prestação de Contas (Cepco).

Mesmo após finalizado o processo de aposentadoria, Célia Holanda continua servidora pública por escolha

Seu primeiro emprego, ainda em 1965, foi na Sesa, como estagiária. À época, tinha 23 anos. “Quando comecei, a Secretaria ficava localizada na Praça do Liceu”, relembra. “Desde o início, estive no setor de Contabilidade do órgão. Quando me aposentei, voltei e dei continuidade ao meu ofício”.

Ainda que não esteja no atendimento à população, Célia destaca que todo e qualquer serviço desempenhado em um órgão público impacta a sociedade. “Nosso trabalho é burocrático, mas todo e qualquer recurso que entra na Secretaria precisa passar por aqui. Ou seja, é uma atividade transversal aos serviços que ocorrem na assistência. Prestamos contas de tudo o que o Estado recebe. Transparência é um valor importante que compõe uma gestão”, complementa a contadora.

O primeiro emprego de Célia Holanda foi como estagiária na Sesa, em 1965

Durante sua trajetória, Célia chegou a ter a possibilidade de ir para a iniciativa privada, mas teria de deixar o serviço público. Para ela, não houve dúvidas: o impacto e o sentido de sua atuação têm maior significado na Sesa. “Aqui, vejo um sentido claro no desempenho do meu trabalho”, orgulha-se.