Governadora do Ceará entrega um Centro de Educação Infantil e uma unidade do Cras em Coreaú

27 de outubro de 2022 - 18:53 # # # #

O prefeito do município, Edezio Sitonio, recebeu a governadora Izolda Cela e a titular da SPS, Onélia Santana

Através do Programa Mais Infância Ceará, criado em 2015, a realidade dos pequenos cearenses vem sendo transformada desde os primeiros anos de vida graças à base de desenvolvimento oferecida nos Centros de Educação Infantil (CEIs) distribuídos pelo estado. E a quantidade desses centros educativos acaba de ser ampliada para 105 unidades com a entrega de mais um CEI, desta vez em Coreaú, na sede do município, que fica no Sertão de Sobral. A cidade recebeu também, no mesmo dia, mais uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

As inaugurações desta quinta-feira (27) tiveram a presença da governadora do Ceará, Izolda Cela, e da titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, que foram recebidas pelo prefeito do município, Edezio Sitonio.

“São benefícios na área da educação infantil e na área da assistência social. O CEI atende crianças numa fase essencial e, definitivamente, muda a vida das pessoas, de famílias. São dois novos equipamentos, que dão conforto, com as condições adequadas para atender bem as crianças e suas famílias, além de dar aos profissionais uma boa condição de trabalho. O Cras, especificamente, é um equipamento social muito importante, pois acolhe as famílias, orienta, encaminha para as políticas sociais”, ressaltou a governadora.

Tanto o CEI quanto o Cras foram construídos por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). As equipes de engenharia da Superintendência de Obras Públicas (SOP) fiscalizaram todas as etapas da implantação.

O CEI conta com uma estrutura de 990 m² integrados, com salas de direção e coordenação, refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de limpeza, áreas de serviço, vestiário, duas salas de aula com capacidade total para 200 crianças (100 por turno) de 0 a 5 anos, banheiros e áreas de banho adaptados para o público infantil. Além disso, possui espaço recreativo, playground e gramado, todos projetados para estimular o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

A titular da SPS, Onélia Santana, ressalta a importância de entregar esses equipamentos em Coreaú. “No CEI e no Cras, as crianças e as famílias estão protegidas e com os seus direitos garantidos. Dentro do programa Mais Infância, o CEI é um equipamento para proteger e dar educação de qualidade às nossas crianças, desde os primeiros anos de vida, até entrar no ensino fundamental. E o Cras, que atenderá pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por isso, também agradecemos a parceria da Prefeitura com o Governo do Ceará, que possibilita a inauguração dos equipamentos”, apontou a secretária.

A unidade de Coreaú recebeu investimento total de pouco mais de R$ 1,6 milhão, e vai beneficiar sobretudo as famílias sertanejas com crianças em situação de vulnerabilidade social.

Mais Infância Ceará

Com a inauguração do CEI de Coreaú, até agora, já foram entregues um total de 518 equipamentos do Programa Mais Infância entregues desde o início do governo. Totalizam 199 brinquedopraças, 150 brinquedocreches, 105 CEIs, 30 Praças Mais Infância, 21 Núcleos de Estimulação Precoce, cinco estações do Praia Acessível, três Complexos Mais Infância, duas fábricas do Mais Nutrição, uma Cidade Mais Infância, um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

Mamãe feliz

Para a mamãe Fran Barbosa, do pequeno Luiz Heitor, de quatro anos, é um momento muito especial.

“Para as mães, como eu, de Coreaú, receber um Centro de Educação com essa qualidade, é de comemorar. As crianças necessitam de um lugar assim para se desenvolver, para a gente deixar nossos filhos em boas mãos. Aqui podemos confiar em poderem ficar, né? E as mães confiarem, ter confiança, deixar seus filhos, sem se preocupar, saber que vão ser bem educados, que vão ter alimentação, que vão tratar bem nossas crianças. É isso que a gente quer”, disse a coreauense.

Unidade do Cras

A unidade Aldenor Carneiro Filho tem área de 990m² e irá beneficiar 700 famílias. O equipamento soma investimento de quase R$ 1,5 milhão e conta com espaços de recepção, coordenação, arquivo, salas de atendimento, serviços de convivência, depósito, banheiros, refeitório, cozinha, despensa, palco externo e arquibancada. Os recursos para construção dos Cras são provenientes do Governo do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os Cras são Centros de Referência de Assistência Social que ofertam serviços, programas e benefícios socioassistenciais a famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social. São equipamentos voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários de idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil. Em todo o Estado, são 402 unidades, em todos os municípios cearenses. O Governo do Ceará faz o cofinanciamento de todas as unidades, possibilitando maior segurança econômica às unidades.

Prefeito agradece

O prefeito parabenizou a governadora pela sua gestão e a entrega de obras tão importantes para o Ceará. “Izolda Cela, você é sempre bem-vinda aqui e obrigado por tudo. Minhas palavras são só de agradecimento, pois estamos recebendo esse CEI, que a gente escolheu, esse local para poder atender e dar uma qualidade de vida melhor para a população dessa região, haja vista que aqui o número de criancinhas é muito grande. Agradeço também também pelo Cras pois sabemos da importância que são esses investimentos do Governo do Estado, com a contrapartida do nosso município”, agradeceu o gestor municipal.

Conscientização ambiental

O CEI de Coreaú também participou de uma ação de conscientização ambiental. Foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população, pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). A política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza, para que saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância.