Projeto Resenha da Prevenção fortalece hábitos e práticas saudáveis entre crianças e adolescentes

31 de outubro de 2022 - 16:08 # # # #

Ascom SPS

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está promovendo uma nova ação de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. É o Resenha da Prevenção, um programa que capacitará técnicos e agentes comunitários, que já atuam com atividades esportivas para crianças e adolescentes, para lidarem com a prevenção por meio da adoção de hábitos e práticas saudáveis e respeito às diversidades e diferenças de gênero, além da preparação física regular.

Os primeiros 63 agentes Promotores da Prevenção e Esporte podem ser conhecidos aqui.

Sob a coordenação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, o projeto prevê capacitar 100 agentes e profissionais da Rede de Atenção do Território, assistir quatro mil crianças, adolescentes e jovens, e realizar 10 mil atendimentos individuais e em grupos, no período de 12 meses.

“O Resenha da Prevenção atua com dois componentes muito importantes. O primeiro é fortalecer projetos da comunidade em que as crianças e adolescentes estão inseridos, muitos deles com vínculos já criados com o público que queremos atingir. O segundo é o estímulo dos bons hábitos. Com isso, você cria um estilo de vida”, destaca a secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Sales.

“O Resenha da Prevenção busca integrar crianças e adolescentes em atividades coletivas, potencializando ações que promovem bem-estar e fortalecem habilidades de vida e hábitos saudáveis; o que trará grandes contribuições na prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, complementa a coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças.

Inicialmente, serão capacitados agentes de prevenção em comunidades de 22 cidades. Os municípios participantes já receberam ações integradas de prevenção e possuem Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas constituídos, além de terem mais de 50 mil habitantes. A formação contempla atividades de compartilhamento de experiências e ações de acolhimento, comunicação, escuta qualificada e abordagens, relações interpessoais, autoestima, autocuidado, emoções e vivências.

O projeto viabilizará, também, espaços seguros de debate sobre a prevenção e uso de álcool e outras drogas, e acompanhará os casos oriundos do trabalho articulado com o Centro de Referência sobre Drogas (CRD). O monitoramento dos agentes e o acompanhamento continuado de crianças e jovens serão realizados por equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e técnicos administrativos, sob a supervisão da SPS.

Mais informações:

Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas da SPS
Email e telefone: (85) 3265-7677
Coordenadoria de Políticas sobre Drogas da SPS
Telefone: (85) 9.8634-8718