Com foco na detecção de câncer de próstata, serviço de atenção à saúde do homem assiste pacientes encaminhados pela Regulação

1 de novembro de 2022 - 11:01 # # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto e foto

Gustavo Persici é médico urologista no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alenca, onde está situado o Centro de Atenção à Saúde do Homem

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Silenciosa, a doença é detectada por meio dos exames de toque retal e de Antígeno Prostático Específico, o PSA, sendo curável se diagnosticada de forma precoce.

“A informação é poder. Se você tem informação sobre o que passa no seu corpo, você tem como tomar a melhor decisão”, afirma o médico urologista Gustavo Persici, colaborador no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) que abriga o Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash).

Responsável por produzir parte do sêmen, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Persici explica que pessoas do sexo biológico masculino com histórico familiar de câncer de próstata devem realizar exames de prevenção a partir dos 45 anos. Aqueles sem registro da doença na família podem iniciar os testes a partir de 50 anos.

“A vantagem de se fazer a detecção precoce é saber o que se tem. E que, de posse da informação, você tem como tomar a melhor decisão para o seu corpo. Existem casos de câncer de próstata, por exemplo, que não precisam de operação, apenas de acompanhamento”, argumenta o médico com 20 anos de experiência na profissão.

O urologista também reforça que o câncer pode não apresentar sintomas, mas isso não o torna menos agressivo. Nesses casos, quando o diagnóstico é feito de forma tardia, o paciente tem menos chance de cura – e maior possibilidade de desenvolver metástase.

Cash

Desde agosto de 2021, a Urologia do HMJMA e o Cash funcionam de forma integrada na unidade, tornando-o um dos serviços mais completos do Estado. Atendimentos relacionados à próstata estão entre os mais frequentes.

“O Cash é focado na detecção precoce do câncer de próstata, no tratamento da hiperplasia prostática (crescimento da próstata), mas dá assistência também a pacientes com disfunção erétil, doenças do trato urinário, cálculo renal e outros tipos de câncer, como no pênis”, detalha Gustavo Persici.

Além de consultas e exames, o Centro promove uma linha de tratamento que inclui cirurgia, se necessário.

O acesso ao Cash é realizado após encaminhamento da Central de Regulação. O atendimento inicial deve ser feito no posto de saúde, com médicos do Programa de Saúde da Família (PSF).