PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Governo do Ceará visita maior parque tecnológico de Portugal

1 de novembro de 2022 - 14:03 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom Adece - Texto

Com o objetivo de conhecer um dos mais eficientes cases europeus de desenvolvimento por meio de inovação e conhecimento, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visitou, na manhã desta terça-feira (1º), o Taguspark, polo de ciência e tecnologia em Portugal. Participaram da missão, o presidente da Adece, Francisco Rabelo, e o diretor de Suporte a Negócios, Joaquim Perucio.

Localizado no município de Oeiras, na Grande Lisboa, o maior parque tecnológico do país gera 16 mil empregos em 150 hectares, por meio de 160 empresas e 20 startups.

“O Tagus é uma inspiração para outras regiões. O Ceará, por exemplo, tem entre os seus clusters prioritários o Polo de Inovação. As empresas instaladas no Tagus representam 17% do PIB de Portugal com apenas 1,7% da população do país. Empresas de base tecnológica têm despontado nos últimos anos e, junto ao turismo, alavancam a economia do país”, explica o presidente da Adece.

Rabelo ressalta ainda a importância da interação com outros países em prol do desenvolvimento. “Há 40 anos, a região era cercada por favelas e, principalmente nos últimos 15 anos, houve todo um trabalho para desenvolver Oeiras tendo o polo tecnológico como epicentro. Viemos conhecer de perto essa transformação que pode servir de espelho para o Ceará”, completa.

A visita faz parte de uma missão empresarial organizada pela Atlantic Hub e pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A programação inclui visitas às maiores aceleradoras e incubadoras de Portugal, encontro com investidores, visitas às maiores startups portuguesas e networking.