HGF recebe “Selo Rosa” pelas ações de combate ao câncer de mama

1 de novembro de 2022 - 11:09 # # # #

Eduarda Talicy - Ascom HGF - Texto
Felipe Martins - Fotos

O reconhecimento é da Coordenação do Movimento Outubro Rosa no Estado e ocorreu durante a programação especial de conscientização para trabalhadores da unidade

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará), recebeu o título “Selo Rosa” pelo apoio na prevenção e no combate ao câncer de mama. O reconhecimento é da Coordenação do Movimento Outubro Rosa no Estado e ocorreu durante a programação especial de conscientização para trabalhadores da unidade. Durante a segunda-feira (31), o HGF ofereceu diversas atividades às colaboradoras, como palestras e procedimentos de beleza.

“É com muita alegria que a gente vem entregar o Selo Rosa ao HGF”, comemora Valéria Mendonça, coordenadora-geral da campanha. “Este ano assumimos o compromisso de só dar o selo para instituições que realmente tivessem cumprido o dever de casa. E a gente viu que o HGF fez mutirão interno para colaboradoras”, afirma.

O “Selo Rosa” foi criado em 2012 para reconhecer empresas, instituições públicas e movimentos sociais que atuam na divulgação de informações sobre a neoplasia mamária que neste ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), terá 66.280 novos casos diagnosticados no Brasil.

Durante a segunda-feira (31), colaboradoras do HGF participaram de diversas atividades, como palestras e procedimentos de beleza

Arilene Cândito, coordenadora de Enfermagem dos ambulatórios do HGF, considera que o selo é um reconhecimento do trabalho que tem sido feito pela equipe do hospital. “Para nós, trabalhadores, é um incentivo para que a gente possa dar o melhor para os nossos usuários com qualidade e segurança”, avalia.

Além das ações de visibilidade, como o uso do laço rosa e a iluminação de prédios públicos, a ideia do movimento que completa 15 anos em 2023 é pressionar pela criação de políticas públicas para a causa.

A campanha no HGF é resultado de uma parceria entre o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), o Centro de Imagem e a Educação Permanente da unidade.

“Essa campanha é importantíssima para enfatizar o autocuidado, principalmente no caso do câncer de mama, que é uma doença tão prevalente”, pontua Mariana Ribeiro, coordenadora de Gestão do Cuidado do HGF.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Inca.

Mamografia para colaboradoras

Ao longo do mês de outubro, a unidade disponibilizou mamografia para colaboradoras com 40 anos ou mais. A expectativa é de que continuem atendendo as profissionais até o fim de novembro, a depender das vagas.