Casa de Cuidados agora possui ambulância exclusiva para pacientes

3 de novembro de 2022 - 15:07 # # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC Texto e Foto

Até então, o deslocamento de pacientes com quadros mais graves era feito exclusivamente com apoio do Samu 192

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), agora possui uma ambulância exclusiva para pessoas assistidas no equipamento.

A CCC promove reabilitação humanizada e multidisciplinar a pacientes em recuperação após alta hospitalar, bem como atua na desospitalização de quem está sob cuidados prolongados.

Por isso, a ambulância tem papel fundamental nesse processo, visto que otimiza o transporte dos internados para realização de consultas, exames, além de internações eletivas.

O veículo vai facilitar, ainda, a promoção de atividades externas, como o projeto Da Casa ao Mar, no qual pacientes são levados para banho de mar na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Ana Lívia Crisóstomo, de 46 anos, fez uso da ambulância para acompanhar um dos pacientes sob seus cuidados. “Ele estava em tratamento oncológico, e o veículo era responsável pelos trajetos de ida e volta. A equipe sempre é muito atenciosa e acessível, o que o deixava relaxado durante o caminho”, avalia.

Para Edivania Monteiro, assistente administrativa do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), a chegada da ambulância reduziu custos de transporte. “O mais importante é que auxilia na continuidade do tratamento em ambulatórios especializados, impactando na qualidade da assistência prestada”, complementa.

Antes, o deslocamento de pacientes com quadros mais graves era feito exclusivamente com apoio do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) Ceará. No total, mais de 200 pessoas já foram contempladas com o novo veículo.