Escolas estaduais promovem atividades especiais nos últimos dias que antecedem o Enem

3 de novembro de 2022 - 14:48 # # #

Ascom Seduc

Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escolas da rede pública estadual cearense se mobilizam para proporcionar aos estudantes uma programação diferenciada, no intuito de reforçar conhecimentos e motivar os candidatos para a realização das provas, que estão marcadas para os próximos dias 13 e 20. Na capital, haverá atividades nesta sexta-feira (4) em escolas como Adauto Bezerra, Comendador Miguel Gurgel e Jenny Gomes.

Na Escola de Ensino Médio (EEM) Adauto Bezerra, localizada no bairro de Fátima, são esperados mais de 150 estudantes para o “Aulão da Virada”, que integra uma série de iniciativas com início às 19h e término às 7 horas do dia seguinte. Durante as 12 horas do evento, serão ministradas aulas intercaladas com momentos de descontração. Como parte da ideia, professores estarão vestindo fantasias baseadas em personagens de filmes e séries de TV.

Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, situada no bairro Aeroporto, o “Projeto JG Rumo à Universidade” promete gerar aprendizagem e lazer aos estudantes, com foco na literatura brasileira, a partir da abordagem de temas e autores relevantes ao cenário artístico nacional. Ao longo da programação, alunos recitarão poemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Tom Jobim, João Gilberto, entre outros. A ação é prevista para durar os dois turnos em que os estudantes permanecem na escola diariamente, das 7h30 às 16 horas.

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, no bairro Guajeru, distribuiu as atividades finais de preparação ao longo de vários dias, até 18 de novembro, sempre durante as manhãs. Neste modelo de escola, os alunos da 3ª série têm estágio obrigatório durante o período vespertino. Na quinta e na sexta-feira (3 e 4), o foco é a resolução de questões de edições anteriores do Enem e de vestibulares da Universidade Estadual do Ceará (Uece), contemplando todas as áreas de conhecimento. Nas semanas seguintes, haverá aulões, atividades de relaxamento e palestra motivacional.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza anualmente o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. A iniciativa é desenvolvida, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. O projeto é desenvolvido ao longo de todo o ano letivo e contempla seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do #enemvou2dias, com auxílio no transporte e pontos de apoio aos alunos nos dois dias de provas; e (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

Serviço:

Atividades de preparação para o Enem nesta sexta-feira (4)

EEM Adauto Bezerra
Rua Monsenhor Liberato, 1850 – Fátima
A partir das 19h

EEMTI Jenny Gomes
Av. Borges de Melo, 210 – Aeroporto
A partir das 7h30

EEEP Comendador Miguel Gurgel
Rua josé Baima, 340 – Guajeru
A partir das 7h