SAP registra aumento de 35% no número de inscritos para o Enem PPL

3 de novembro de 2022 - 10:43 # # #

Ascom SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Educação da Secretaria de Administração Penitenciária, realizou a inscrição de 4.307 internos do sistema prisional do Ceará no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) de 2022.

O número de inscritos saltou de 3.195 em 2021 para 4.307 neste ano, um aumento de 35%. As inscrições foram encerradas no mês de setembro. Já as provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023 nas unidades prisionais.

Os internos terão uma preparação específica para o exame por meio de aulões organizados pelos professores da Secretaria da Educação dentro das 28 unidades penais participantes do certame. O Exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

O Enem PPL avalia o desempenho do interno que terminou o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior com programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (ProUni). A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, fala que o aumento se deve às oportunidades e evolução da escolaridade dentro dos presídios. “A Sap acredita que a educação é a porta de entrada para proporcionar inúmeras possibilidades de caminho e dignidade para esses internos. O Enem PPL é mais uma chance de inclusão dos internos na vida acadêmica. Muitos deles já possuem condições de ingresso às instituições de ensino superior. Não mediremos esforços para garantir oportunidade de ensino, capacitação e trabalho para esses internos. Nossa meta é aumentar a cada ano o número de internos participando”, afirma.