ÍRIS recebe o primeiro workshop para o setor público do Brasil de aceleração baseada em experiência da Amazon Web Services

7 de novembro de 2022 - 11:11 # # # #

Amélia Gomes - Ascom ÍRIS - Texto
Helene Santos - Ascom Casa Civil - Fotos

Durante os dias 1º, 3 e 4 de novembro, o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará sediou o workshop da Amazon Web Services com o tema “Aceleração Baseada em Experiência”. O primeiro sobre a temática para o setor público do Brasil, voltado para profissionais do ÍRIS, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

Na abertura do workshop, o secretário-executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil, Flávio Jucá, reforçou a importância de mudar a cultura e as ferramentas de trabalho para melhor. “A temática do workshop traz duas palavras essenciais para a mudança de cultura: aceleração, considerando que precisamos acelerar as melhorias dos nossos mecanismos de trabalho, e a experiência, por ser fundamental no desenvolvimento de instrumentos a partir da perspectiva de quem usa”, reforçou.

O workshop foi voltado à melhoria da utilização de micro serviços da Amazon no Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite) do Governo do Ceará. Conforme ressalta a coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira, a integração entre os times, com conhecimentos complementares, é fundamental para desenvolver soluções que impactem de forma positiva a vida da população. “O esforço que nós estamos fazendo aqui, juntos, vai resultar em impacto de gestão e, consequentemente, em impacto positivo na vida de milhares de pessoas”, enfatizou Jessika.

Também participaram do momento de abertura do evento, o cientista-chefe de Dados e Transformação Digital do Governo do Ceará, José Macêdo, e a secretária-executiva de Políticas Estratégicas para Lideranças, Sandra Matos. O workshop foi conduzido por um time de profissionais da AWS, entre eles, está a gerente de Soluções para Cliente da AWS Brasil, Renata Fencz, que explicou a metodologia do workshop. “Temos uma metodologia transformadora, que utiliza mão na massa, agilidade, interações imersivas que capacitam e aceleram projetos ao criar capacidade organizacional, acelerar a entrega de resultados e empoderar os times na construção de soluções”, explicou.

Ainda sobre a realização do workshop, o gerente de programas da AWS, Rubem Saldanha, falou que essa é uma ação da AWS junto ao Centro de Competência para a Transformação Digital (CCTD), com a finalidade de capacitar profissionais do setor público na utilização de ferramentas que contribuam com a transformação digital no estado. “Esse workshop faz parte de uma trilha formativa para criar capacidades junto aos profissionais do Governo do Ceará”. Ele comemora, ainda, o fato de ser o primeiro workshop sobre a temática para o setor público do Brasil.

Henrique Santos, analista de sistemas da Seplag, foi um dos participantes do workshop e relatou ter implementado melhorias no sistema que estava trabalhando. “No momento inicial do workshop definimos os objetivos que seriam desenvolvidos ao longo dos próximos dias e, a partir de então, fomos implementando as melhorias com auxílio da equipe da AWS. Tanto desenvolvemos coisas que já estávamos planejando, como identificamos novas soluções a serem implementadas”, detalhou Henrique.