Novembro Azul: CIDH realiza programação para conscientizar e prevenir diabetes

7 de novembro de 2022 - 14:08 # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa Texto
Holanda Júnior Foto
Josias Jeronimo Arte gráfica

A campanha Educação para Proteger o Amanhã, do CIDH, promove atividades com pacientes, profissionais e estudantes da Saúde até o dia 19 de novembro

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade referência no tratamento de diabetes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, de 14 a 19 de novembro, atividades educativas em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção e combate à doença. A programação marca a campanha Educação para Proteger o Amanhã, cujo objetivo é ampliar o conhecimento sobre a prevenção das complicações ocasionadas por diabetes.

“Há muitos anos, utilizamos essa data para lembrar da importância do cuidado, da prevenção, dos riscos e do tratamento adequado. A diabetes é a primeira causa mundial de cegueira, de amputações, e uma das principais causas de doença cardiovascular da população; afeta os rins, os pés, os vasos e a qualidade de vida das pessoas”, explica a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-CE) e diretora do CIDH, Cristina Sampaio Façanha.

A partir da próxima segunda-feira (14), a unidade inicia uma série de formações para seus pacientes em atendimento e demais interessados. Estão previstas palestras que abordarão temas como Diabetes e a Visão, cuidando dos pés, Síndrome metabólica e o diabetes e como o alimento afeta a minha glicemia?.

Cuidados com a saúde física, mitos e verdades sobre a insulina e controle das taxas também serão alguns dos temas abordados pela equipe multiprofissional da unidade.

Na quinta-feira (17), a programação no CIDH segue com o mutirão de rastreamento para retinopatia diabética, com distribuição limitada de fichas. A atividade é realizada em parceria com a Escola Cearense de Oftalmologia. “Esse controle adequado é muito importante para que a gente evite agravos na saúde das pessoas diagnosticadas”, acrescenta Façanha.

Além dos serviços voltados para os pacientes, a programação prevê atividades com estudantes e profissionais da Saúde para conscientização da campanha. “Essa atividade com os pacientes é de grande importância, mas precisamos sensibilizar e trabalhar com quem está à frente do atendimento. Esse trabalho faz toda a diferença”, destaca a diretora do equipamento.

Por isso, nos dias 16 e 18 de novembro, a partir das 18h30, no auditório da Unichristus (Campus Parque Ecológico), haverá palestras de capacitação em diabetes para estudantes, residentes e profissionais. Na ocasião, serão abordados os aspectos práticos do tratamento e promovidas oficinas de insulinização e monitorização de diabetes.

No dia 17 de novembro, haverá uma palestra com endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas e demais profissionais interessados, para discussão da temática e estudo de casos.

No sábado (19), último dia da programação, o trabalho de conscientização será destinado à população em geral. A partir das 7h30, no Lago Jacarey, localizado no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, será iniciada uma caminhada, seguida de atividades com profissionais de Educação Física, Nutrição e estudantes da Saúde. “Esse evento estará cheio de atividades para a comunidade em geral, com vários momentos de conversa e de aprendizado, por meio de atividades descontraídas. Nosso objetivo é educar a população sobre fatores de risco e prevenção”, pontua a endocrinologista.

Na oportunidade, os participantes responderão ao questionário Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISK) para identificar indivíduos com alto risco de progressão para diabetes mellitus tipo 2 (DM2). “Esse teste é importante para o mapeamento da incidência de diabetes na população, a partir de um questionário feito pelo próprio usuário. Ele é importante porque ajuda a traçar o risco junto aos familiares das pessoas com o diagnóstico”, detalha Cristina Façanha.

As atividades são promovidas em parceria com as Sociedades Brasileira de Diabetes (SBD) e de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ambas da regional Ceará.

CIDH

O CIDH é referência na assistência de nível secundário a pacientes com diabetes no Estado. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para a primeira consulta na unidade, é necessário que o paciente procure antes um posto de saúde para agendamento e encaminhamento. A marcação das consultas de retorno é feita diretamente no Centro.

Há uma equipe multidisciplinar na unidade composta por nutricionistas, endocrinologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, cardiologistas, oftalmologistas e neurologistas. Somente no ano passado, 10.678 pacientes diabéticos foram assistidos no CIDH.

Diabetes

Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o corpo. No próximo dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Diabetes. A data incentiva a discussão e a divulgação de informações sobre a doença.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), o número de pessoas diagnosticadas com a doença crônica aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo, em 2021.

Para os anos futuros, a previsão é de que esse número seja maior. Em 2030, a estimativa é de que sejam 643 milhões de pessoas com o diagnóstico; em 2045, 783 milhões.