Programa Cientista-Chefe da Supesp apresenta evolução dos sistemas

8 de novembro de 2022 - 16:21 # # # #

Ascom Supesp - Texto

Um dos principais programas coordenados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e amparado na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), o Cientista-Chefe vem passando por várias reformulações e evoluções para atender as demandas de gestores e profissionais da segurança que definem as estratégias e modelos de combate à criminalidade no estado do Ceará.

Na última sexta-feira (4), na sede da Supesp, estiveram reunidos os gestores do órgão, a coordenadora do programa Cientista-chefe, Emanuele Santos, o professor Windson Viana e os bolsistas Douglas Rodrigues e Roberto Ivo, para apresentar a versão final dos sistemas Cerebrum, Status e o Sistema de Gerenciamento Operacional (SGO), com suas novas funcionalidades desenvolvidas no âmbito do programa Cientista-Chefe.

Além dessas ferramentas, também foi apresentado o Painel Dinâmico Interno, que é um painel dinâmico interno, utilizado pela alta cúpula da Segurança Pública, trazendo as estatísticas oficiais da segurança com o intuito de apoiar os gestores nas tomadas de decisões. O programa utiliza tecnologia responsiva, baseada na mesma tecnologia do Big Data Cerebrum, mais ágil e seguro

Segundo o superintendente da Supesp, Helano Matos, a Segurança Pública atualmente no Ceará é servida com o que há de mais moderno, inovador e tecnológico para a prevenção e o combate à criminalidade, com resultados constantes de redução de roubos, de crimes violentos, letais e intencionais (CVLI), entre outros. Também estiveram presentes na reunião a diretora da Diretoria Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Manuela Cândido, o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres e o assessor técnico da Dipas, Raif Carneiro.

Cientista-Chefe

Além do Status, outros sistemas são desenvolvidos com a participação do Cientista-Chefe e acompanhados pela Supesp. Atualmente, são mais de 70 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes de mestrado, doutorado, graduação e terceirizados envolvidos no programa. O Cerebrum, outro sistema desenvolvido no Cientista Chefe, concentra todas as buscas reunindo dados de vários bancos de dados como companhias de energia, telefonia, transporte urbano, a própria Polícia, entre outros.