Saúde dos servidores do sistema prisional é tema de visita técnica

8 de novembro de 2022 - 14:10 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP -Texto e foto

A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP), recebeu visita técnica de integrantes da Coordenação de Saúde do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para tratar de assuntos relacionados ao atendimento à saúde dos servidores do sistema penitenciário do Ceará.

O Depen possui parceria firmada com a Fiocruz para executar o “Projeto de Educação, Prevenção e Promoção da Saúde voltadas à Comunidade Carcerária”. Dentre as diversas metas pactuadas, algumas possuem a necessidade de aprofundamento acerca das práticas e das demandas existentes, visando a qualificação das entregas previstas.

No primeiro momento, a equipe visitou a sede do Núcleo de Assistência ao Servidor no Penitenciário para conhecer a oferta de serviços voltados à saúde mental e qualidade de vida dos policiais penais. Ao final, os integrantes se reuniram com a equipe do núcleo da Pasta para mapear boas práticas a serem replicadas em outras Unidades da Federação e recolher informações acerca das demandas e dos entraves existentes para a oferta dos serviços no âmbito da saúde física e mental dos servidores e das pessoas presas.

A reunião contou com a presença do secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, do secretário executivo, Rafael Beserra e do secretário executivo de planejamento e gestão interna, Alvaro Maciel, além da equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) responsável pelo projeto de pesquisa que avalia os fatores que podem interferir e intensificar o risco de casos de depressão, ansiedade e suicídio dos policiais penais.

No encontro, Rodrigo Pereira Lopes, coordenador de saúde do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), informou sobre pesquisa nacional em parceria com a Fiocruz que será realizada com os servidores prisionais do país voltado à Política Nacional de Valorização do Servidor Penitenciário.

“Essa pesquisa é psicométrica, ela possui a fase qualitativa e quantitativa. Hoje no Brasil existem 118 mil pessoas que trabalham no sistema prisional e precisamos atingir pelo menos 60 mil servidores para ter validade científica. O Estado do Ceará foi escolhido para a visita devido a uma boa prática específica que foi a contratação da Universidade Federal do Ceará para uma pesquisa de extensão também com respeito à questão da saúde e valorização da vida dos policiais penais do sistema penal. Estamos bastante impressionados com os diversos avanços e felizes com a parceria”, afirma.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, reafirma a parceria. “Precisamos cuidar de quem cuida da gente. Nossa profissão exige cuidados bastante específicos, principalmente na área da saúde mental. Essas parcerias são muito importantes para valorizar e proteger a vida dos nossos policiais. A pesquisa nacional com certeza vai trazer resultados ainda maiores para proporcionar ações e estratégias que permitam que a nossa categoria tenha uma vida mais plena e saudável. Estaremos à disposição pro que for necessário para obter sucesso nessa missão”, atenta.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário, Cristiane Lima, explica o objetivo das ações discutidas na reunião. “Para nós, quanto mais parcerias em prol de um mesmo objetivo, que é a saúde e qualidade de vida dos servidores, maior serão os resultados e alcance. Essas pesquisas nos dão subsídio para implantação de políticas e serviços em prol da assistência à saúde mental do servidor penitenciário”, conclui.