Governo do Ceará apresenta potencialidades do estado durante 6ª edição do Fortaleza Brazil Stone Fair

9 de novembro de 2022 - 12:11 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom Adece

Com o objetivo de apresentar as potencialidades do Estado para o setor produtivo de rochas ornamentais e de revestimento, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência de Desenvolvimento (Adece) e Complexo do Pecém, participa da 6ª Edição do Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), que será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.

Durante a solenidade de abertura do evento, será lançado o Atlas da Mineração do Estado do Ceará. A ferramenta é uma realização da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), e contou com a participação técnica da Adece. O atlas tem o objetivo de fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Estado e das cadeias produtivas do setor.

O FBSF é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármore e Granito do Estado do Ceará (Simagran-CE) e tem o objetivo de ampliar a sinergia do setor com os profissionais de arquitetura, construção civil, designers e decoração, visando a valorização dos produtos naturais. Durante os três dias, o evento contará com exposições de produtos, rodadas de negócios, palestras técnicas e lançamentos de novos materiais e equipamentos.

O setor

A produção de rochas ornamentais no Ceará já vem se destacando há alguns anos pelo indicativo dos valores de arrecadação na tributação minerária. O setor é responsável por cerca de 45% da produção registrada pela Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Calcário (21%), água mineral (17%) e minério de manganês (12%) seguem no ranking com maior registro de atividades no Estado.

O setor mineral também tem um papel estratégico no fornecimento de bens essenciais para os setores da construção civil, metalurgia, agronegócio, geração de energias e indústria farmacêutica. O conhecimento geológico também é de fundamental importância para a localização e especificação de projetos de engenharia em áreas urbanas, portos, barragens, estradas, túneis e caracterização de novas jazidas de bens minerais.

Com o objetivo de estimular novos investidores em busca de informação acerca da geologia, mineralogia e dimensões de ocorrências e de jazidas no território cearense, desde 2017, a Adece disponibiliza um panorama do setor mineral do Estado com um mapeamento da infraestrutura hídrica, ferroviária, rodoviária, portuária, aeroportuária e energética existentes no território cearense. O conteúdo pode ser conferido no: http://atlas.cogerh.com.br/

Serviço:

6ª Edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF)
Dias: 9 a 11 de novembro
Horário: das 14h ás 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste – Salão Almofala, Portão C